Você sabe o que é gestão estratégica? essa é uma forma de otimizar e tornar mais eficaz a gestão a fim de alcançar metas e objetivos da visão do negócio, esse será o tema desse post.
Veja o vídeo logo abaixo que explicamos esse conceito passo a passo.
Nesse artigo veremos:
- 1 O que é gestão estratégica
- 2 Para que serve a gestão estratégica
- 3 Importância do planejamento estratégico
- 4 A principal causa da falha do planejamento estratégico
- 5 Riscos de não fazer um planejamento estratégico
- 6 Planejamento estratégico passo a passo.
Agora vamos nos aprofundar nos conceitos que envolvem a gestão estratégica.

O que é gestão estratégica
Voltando a nossa pergunta o que é gestão estratégica faremos uma pequena analogia para explicar esse conceito.
Se tudo muda, o tempo todo, no mercado e nos consumidores, não é de se espantar que a gestão das empresas também passe por suas mudanças. A jornada de compra do consumidor já mudou, os hábitos de consumo estão sempre se atualizando e o dia a dia das empresas precisa acompanhar isso. É aí que surge a Gestão Estratégica para provar como isso acontece.
A gestão estratégica é uma forma de otimizar e tornar mais eficaz a gestão de um negócio. Chamamos de gestão estratégica o conjunto de ações de gerenciamento dos recursos da empresa, a fim de alcançar metas e objetivos. Como fica claro pelo próprio nome, essa forma de gestão existe para administrar e conduzir um negócio seguindo estratégias passando por toda a estrutura da organização.

Para que serve a gestão estratégica
A gestão estratégica deve passar pela definição de metas e objetivos, depois aplicar técnicas de otimização em todas as áreas da estrutura da empresa. Assim, os objetivos ficam mais fáceis de serem alcançados, as metas de serem batidas e os resultados maximizados.

Importância da gestão estratégica
Para entender melhor a importância do planejamento para a empresa, pense em sua vida pessoal: O que acontecerá se você sair de casa sem saber para onde irá e o que fará? Seu dia não será produtivo! E o mesmo acontece com a empresa: para ter produtividade, o empresário precisa saber o que a empresa tem de fazer e quais são seus diferenciais em relação aos concorrentes. Planejar é também pensar sobre isso antes de atuar em qualquer mercado. Tentar conduzir uma empresa sem planejamento é como sair para um supermercado sem uma lista de compras: a pessoa acaba comprando itens desnecessários, perdendo tempo e dinheiro. Da mesma forma, quando não existe planejamento para a empresa, ela gasta recursos desnecessariamente.

A principal causa da falha da gestão estratégica
Quando uma empresa não tem estratégias bem definidas, há grande chance de ela ter problemas em curto prazo. Isso porque o mercado está cada vez mais competitivo e é preciso inteligência para conquistar os consumidores.
Muitos empresários e iniciantes nesse processo acreditam ter um planejamento, quando na verdade têm um plano geral do negócio, feito de qualquer jeito. Por isso, fique atento e não confunda planejamento estratégico com esboço de ideias genéricas! Pior do que não ter plano é ter um plano que não seja completo nem satisfatório para as necessidades da empresa.

Riscos de não fazer um planejamento estratégico
Em processos de consultoria é comum nos depararmos com empresas que não utilizam uma metodologia para realizar seus investimentos, geralmente alguém toma a decisão e já sai ampliando o negócio, o problema é que nesse processo foi pulado várias etapas importantes, como a falta de avaliação de riscos, o resultado é inevitável, muitos gestores acabam complicando a saúde financeira da organização.
Mas esse processo é mais complexo, para termos um bom plano é necessário avaliarmos todas as estratégias, como o acesso ao mercado, qualidade do produto, precificação, canais de distribuição, em fim é necessário muito esforço nessa hora.
Para facilitar a vida dos gestores o instituto 6 sigma desenvolveu uma ferramenta para avaliar investimentos em novos negócios e seus retornos, essa planilha já salvou muitas empresas e agora está disponível de forma gratuita, basta acessar o link abaixo.

Planejamento estratégico passo a passo.
Apesar do processo de planejar parecer complexo na prática ele é bem simples, para obtermos sucesso em uma estratégia precisamos:
- Definir o objetivo, Casosua missão, visão e valores da empresa.
- Elaborar um diagnóstico mercado, chamamos esse processo de análise de performance interna
- Realizar um diagnóstico da situação financeira do negócio: antes de sair investindo precisamos conhecer os limites de alavancagem que podem ser suportados pelas finanças da empresa.
- Identificar os pontos fortes e fracos da organização
- Mapear os as fortalezas e fraquezas da empresa
- Construir o plano de ação
- Monitorar todo o processo
Caso precise se aprofundar mais nesse assunto uma boa opção é realizar um treinamento, deixamos uma sugestão logo abaixo.
Sobre o autor
Alisson Hofmann iniciou sua jornada profissional administrando os negócios da família, posteriormente teve a oportunidade de ingressar em uma grande organização onde era responsável pela Gestão do Orçamento Matricial (um budget de R$2 bilhões), Planejamento Estratégico e pelos projetos de captura de resultado (Seis Sigma), atualmente é empresário, administrador de uma holding, sócio de um escritório jurídico com mais de 700 clientes ativos e fundador do Instituto 6 Sigma.
Implantou diversos sistemas de gestão em vários negócios, ministrou milhares de horas de treinamento e seus alunos já capturaram cerca de R$80 milhões de reais em projetos, impactando nas carreiras de centenas de profissionais.
Índice de conteúdo


Nós acreditamos que conhecimento é o bem mais precioso da humanidade e por isso deve ser compartilhado, pensando nisso, desenvolvemos um espaço, muito especial em nosso site, para compartilhar vários materiais gratuitos para você, clique no botão logo abaixo para conhecer esse projeto.

Alisson Hofmann é apaixonado por Excelência Operacional. Sua especialidade é a resolução de problemas e superação de desafios, pois ele acredita que a aplicação do método proporciona a redução custos e aumento de receitas, seja no seu negócio ou na sua carreira. Seu objetivo é impactar no máximo de pessoas possíveis, sejam empresários, aspirantes a empreendedores ou profissionais que estejam insatisfeitos com seus resultados.





0 comentários