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O que é Gestão Estratégica?

mar 25, 2021 | 0 Comentários

Gestao Estrategica

Você sabe o que é gestão estratégica? essa é uma forma de otimizar e tornar mais eficaz a gestão a fim de alcançar metas e objetivos da visão do negócio, esse será o tema desse post.

Veja o vídeo logo abaixo que explicamos esse conceito passo a passo.

Nesse artigo veremos:

Agora vamos nos aprofundar nos conceitos que envolvem a gestão estratégica.

O que é gestão estratégica

Voltando a nossa pergunta o que é gestão estratégica faremos uma pequena analogia para explicar esse conceito.

Se tudo muda, o tempo todo, no mercado e nos consumidores, não é de se espantar que a gestão das empresas também passe por suas mudanças. A jornada de compra do consumidor já mudou, os hábitos de consumo estão sempre se atualizando e o dia a dia das empresas precisa acompanhar isso. É aí que surge a Gestão Estratégica para provar como isso acontece.

A gestão estratégica é uma forma de otimizar e tornar mais eficaz a gestão de um negócio. Chamamos de gestão estratégica o conjunto de ações de gerenciamento dos recursos da empresa, a fim de alcançar metas e objetivos. Como fica claro pelo próprio nome, essa forma de gestão existe para administrar e conduzir um negócio seguindo estratégias passando por toda a estrutura da organização.

Para que serve a gestão estratégica

A gestão estratégica deve passar pela definição de metas e objetivos, depois aplicar técnicas de otimização em todas as áreas da estrutura da empresa. Assim, os objetivos ficam mais fáceis de serem alcançados, as metas de serem batidas e os resultados maximizados.

Importância da gestão estratégica

Para entender melhor a importância do planejamento para a empresa, pense em sua vida pessoal: O que acontecerá se você sair de casa sem saber para onde irá e o que fará? Seu dia não será produtivo! E o mesmo acontece com a empresa: para ter produtividade, o empresário precisa saber o que a empresa tem de fazer e quais são seus diferenciais em relação aos concorrentes. Planejar é também pensar sobre isso antes de atuar em qualquer mercado. Tentar conduzir uma empresa sem planejamento é como sair para um supermercado sem uma lista de compras: a pessoa acaba comprando itens desnecessários, perdendo tempo e dinheiro. Da mesma forma, quando não existe planejamento para a empresa, ela gasta recursos desnecessariamente.

A principal causa da falha da gestão estratégica

Quando uma empresa não tem estratégias bem definidas, há grande chance de ela ter problemas em curto prazo. Isso porque o mercado está cada vez mais competitivo e é preciso inteligência para conquistar os consumidores.

Muitos empresários e iniciantes nesse processo acreditam ter um planejamento, quando na verdade têm um plano geral do negócio, feito de qualquer jeito. Por isso, fique atento e não confunda planejamento estratégico com esboço de ideias genéricas! Pior do que não ter plano é ter um plano que não seja completo nem satisfatório para as necessidades da empresa.

Riscos de não fazer um planejamento estratégico

Em processos de consultoria é comum nos depararmos com empresas que não utilizam uma metodologia para realizar seus investimentos, geralmente alguém toma a decisão e já sai ampliando o negócio, o problema é que nesse processo foi pulado várias etapas importantes, como a falta de avaliação de riscos, o resultado é inevitável, muitos gestores acabam complicando a saúde financeira da organização.

Mas esse processo é mais complexo, para termos um bom plano é necessário avaliarmos todas as estratégias, como o acesso ao mercado, qualidade do produto, precificação, canais de distribuição, em fim é necessário muito esforço nessa hora.

Para facilitar a vida dos gestores o instituto 6 sigma desenvolveu uma ferramenta para avaliar investimentos em novos negócios e seus retornos, essa planilha já salvou muitas empresas e agora está disponível de forma gratuita, basta acessar o link abaixo.

Planejamento estratégico passo a passo.

Apesar do processo de planejar parecer complexo na prática ele é bem simples, para obtermos sucesso em uma estratégia precisamos:

  1. Definir o objetivo, Casosua missão, visão e valores da empresa.
  2. Elaborar um diagnóstico mercado, chamamos esse processo de análise de performance interna
  3. Realizar um diagnóstico da situação financeira do negócio: antes de sair investindo precisamos conhecer os limites de alavancagem que podem ser suportados pelas finanças da empresa.
  4. Identificar os pontos fortes e fracos da organização
  5. Mapear os as fortalezas e fraquezas da empresa
  6. Construir o plano de ação
  7. Monitorar todo o processo

Caso precise se aprofundar mais nesse assunto uma boa opção é realizar um treinamento, deixamos uma sugestão logo abaixo.

Sobre o autor

Alisson Hofmann iniciou sua jornada profissional administrando os negócios da família, posteriormente teve a oportunidade de ingressar em uma grande organização onde era responsável pela Gestão do Orçamento Matricial (um budget de R$2 bilhões), Planejamento Estratégico e pelos projetos de captura de resultado (Seis Sigma), atualmente é empresário, administrador de uma holding, sócio de um escritório jurídico com mais de 700 clientes ativos e fundador do Instituto 6 Sigma.

Implantou diversos sistemas de gestão em vários negócios, ministrou milhares de horas de treinamento e seus alunos já capturaram cerca de R$80 milhões de reais em projetos, impactando nas carreiras de centenas de profissionais.

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