Início » Blog » Gestão da Manutenção » A Importância do Atrito na Lubrificação

A Importância do Atrito na Lubrificação

jun 11, 2021 | 0 Comentários

Atrito

Você sabia que a função da lubrificação é substituir o atrito entre duas superfícies pelo atrito entre as moléculas de um lubrificante e isso é muito importante para que seja possível reduzir o nível de desgaste entre entre dois componentes mecânicos, visto que associado ao atrito podemos ter a redução da vida útil de componentes o que aumenta significativamente o custo da manutenção.

Nesse artigo abordaremos:

    O Atrito

    É comum ouvirmos dizer que a lubrificação é a busca por eliminar atrito, mas no fundo, isso não é verdade. A função da lubrificação é substituir o atrito entre duas superfícies pelo atrito entre as moléculas de um lubrificante inserido entre as superfícies.

    Atrito

    Mas como é possível substituir um atrito pelo outro? Esta questão é simples: é sempre possível projetar uma folga entre as superfícies, durante a fase de desenvolvimento dos componentes, de modo a acomodar o lubrificante. Então, o atrito que poderia existir entre as superfícies é transferido para as moléculas do lubrificante.

    Viscosidade do  fluído e a redução de atrito.

    A Mecânica dos Fluidos estuda um valor de tensão de cisalhamento do fluido, como uma constante que determina a viscosidade dele, portanto, é factível dizer que há atrito entre as moléculas dos fluidos lubrificantes, em que é necessária a ocorrência de uma força para promover o deslizamento entre as moléculas, e maior será essa força quanto maior seja a viscosidade do fluido.

    Atrito

    Sabendo que um líquido qualquer pode possuir muitas camadas em um espaço muito pequeno, e devido à condição de não escorregamento do fluido, a camada-limite, que é a camada de lubrificante que está em contato com uma das superfícies da interface de deslizamento, adere a esta superfície, bem como na outra superfície da interface ocorre o mesmo, e nas camadas de fluido que estão entre as camadas-limite é que ocorre o deslizamento, produzindo atrito entre as várias camadas de lubrificante, o que pode ser verificado pelo aquecimento que o fluido sofre ao ser submetido a pressão ou velocidade.

    É também notável que o atrito entre duas superfícies sólidas é muito maior que o atrito existente entre as moléculas de algum lubrificante, portanto, essa substituição de atrito acaba sendo interpretada como remover atrito, já que passa a existir um atrito muito menor com a utilização do lubrificante, o que reduz a geração de calor e também o desgaste dos componentes, uma vez que o aquecimento, sofrido pelo fluido ao ser submetido a esta carga, também é muitas vezes menor que o aquecimento que poderia ocorrer sem a presença do lubrificante, assim como o atrito.

    Plano de lubrificação uma solução prática para redução do atrito.

    Portanto, em caso de ocorrência de atrito indesejado em sistemas mecânicos de alguma máquina, um bom plano de lubrificação é capaz de garantir que exista lubrificante suficiente na superfície de contato dos componentes.

    Nós do Instituto 6 Sigma desenvolvemos uma planilha automática para elaborar planos de lubrificação, baixe grátis logo abaixo essa planilha.

    planilha plano lubrificação de projetos 6 sigma do instituto seis sigma

    Baixe Grátis o Plano de lubrificação Industrial em Excel

    Planilha automática para elaboração de plano de lubrificação | autor: Alisson Hofmann

    Contudo, um plano de lubrificação possui muitos detalhes que devem ser observados para cumprir seu propósito, que é ser um guia para a equipe de lubrificação manter uma rotina de lubrificação dos componentes, de modo a garantir que os estes sempre tenham uma quantidade suficiente de lubrifcante correto em seus pontos de lubrificação. 

    Eficiência do plano de lubrificação.

    Para elaborar um Plano de Lubrificação eficiente que reduza a probabilidade de falhas e consequentemente aumente a disponibilidade de uma planta industrial é importante utilizar um método, e para ajudar você a criar um bom método, nós do Instituto 6 Sigma desenvolvemos este curso de Lubrificação industrial onde explicamos cada um dos fatores que influenciam nesse processo, com o intuito de entregar informações valiosas para construir um plano de lubrificação infalível. Acesse aqui o curso:

    Curso lubrificação industrial do instituto 6 sigma

    Curso de Lubrificação Industrial

    Conheça o autor desse conteúdo: 

    André Rudek é Green Belt na metodologia seis sigma, profissional de engenharia,  com experiência em treinamentos, gestão de ativos e rotinas administrativas, possuindo um sólido conhecimento de práticas que envolvem os processos de melhoria contínua e na captura de resultados. Durante sua jornada profissional, atuou como Gerente de Serviços de manutenção e Instrutor de treinamentos.

    André Rudek

    asdasdasd

    Índice de conteúdo

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *