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A Importância do Atrito na Lubrificação

jun 11, 2021 | 0 Comentários

Atrito

Você sabia que a função da lubrificação é substituir o atrito entre duas superfícies pelo atrito entre as moléculas de um lubrificante e isso é muito importante para que seja possível reduzir o nível de desgaste entre entre dois componentes mecânicos, visto que associado ao atrito podemos ter a redução da vida útil de componentes o que aumenta significativamente o custo da manutenção.

Nesse artigo abordaremos:

    O Atrito

    É comum ouvirmos dizer que a lubrificação é a busca por eliminar atrito, mas no fundo, isso não é verdade. A função da lubrificação é substituir o atrito entre duas superfícies pelo atrito entre as moléculas de um lubrificante inserido entre as superfícies.

    Atrito

    Mas como é possível substituir um atrito pelo outro? Esta questão é simples: é sempre possível projetar uma folga entre as superfícies, durante a fase de desenvolvimento dos componentes, de modo a acomodar o lubrificante. Então, o atrito que poderia existir entre as superfícies é transferido para as moléculas do lubrificante.

    Viscosidade do  fluído e a redução de atrito.

    A Mecânica dos Fluidos estuda um valor de tensão de cisalhamento do fluido, como uma constante que determina a viscosidade dele, portanto, é factível dizer que há atrito entre as moléculas dos fluidos lubrificantes, em que é necessária a ocorrência de uma força para promover o deslizamento entre as moléculas, e maior será essa força quanto maior seja a viscosidade do fluido.

    Atrito

    Sabendo que um líquido qualquer pode possuir muitas camadas em um espaço muito pequeno, e devido à condição de não escorregamento do fluido, a camada-limite, que é a camada de lubrificante que está em contato com uma das superfícies da interface de deslizamento, adere a esta superfície, bem como na outra superfície da interface ocorre o mesmo, e nas camadas de fluido que estão entre as camadas-limite é que ocorre o deslizamento, produzindo atrito entre as várias camadas de lubrificante, o que pode ser verificado pelo aquecimento que o fluido sofre ao ser submetido a pressão ou velocidade.

    É também notável que o atrito entre duas superfícies sólidas é muito maior que o atrito existente entre as moléculas de algum lubrificante, portanto, essa substituição de atrito acaba sendo interpretada como remover atrito, já que passa a existir um atrito muito menor com a utilização do lubrificante, o que reduz a geração de calor e também o desgaste dos componentes, uma vez que o aquecimento, sofrido pelo fluido ao ser submetido a esta carga, também é muitas vezes menor que o aquecimento que poderia ocorrer sem a presença do lubrificante, assim como o atrito.

    Plano de lubrificação uma solução prática para redução do atrito.

    Portanto, em caso de ocorrência de atrito indesejado em sistemas mecânicos de alguma máquina, um bom plano de lubrificação é capaz de garantir que exista lubrificante suficiente na superfície de contato dos componentes.

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    Contudo, um plano de lubrificação possui muitos detalhes que devem ser observados para cumprir seu propósito, que é ser um guia para a equipe de lubrificação manter uma rotina de lubrificação dos componentes, de modo a garantir que os estes sempre tenham uma quantidade suficiente de lubrifcante correto em seus pontos de lubrificação. 

    Eficiência do plano de lubrificação.

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    Conheça o autor desse conteúdo: 

    André Rudek é Green Belt na metodologia seis sigma, profissional de engenharia,  com experiência em treinamentos, gestão de ativos e rotinas administrativas, possuindo um sólido conhecimento de práticas que envolvem os processos de melhoria contínua e na captura de resultados. Durante sua jornada profissional, atuou como Gerente de Serviços de manutenção e Instrutor de treinamentos.

    André Rudek

    asdasdasd

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