Início » Blog » Gestão de Projetos » Lean » Lean o que é? E quais são as principais ferramentas?

Lean o que é? E quais são as principais ferramentas?

jun 29, 2021 | 0 Comentários

Lean o que é?

Afinal, Lean o que é? Esse é um temo muito usado no mercado e se refere ao sistema lean manufacturing também conhecido como sistema Toyota de produção ou produção enxuta, foi aplicado primeiramente pela Toyota Motor Company, surgiu no Japão em meados da década de 1950 no período pós a segunda Guerra Mundial, desenvolvido pelo engenheiro Taiichi Ohno. São processos flexíveis, que permitem a produção ao menor custo, de modo a eliminar as perdas visando também atender as expectativas dos clientes no menor tempo possível e com extrema qualidade.

Nesse artigo abordaremos de forma rápida e direto ao ponto os seguintes tópicos:

Lean o que é?

Define-se o conceito lean manufacturing como um conjunto de princípios, com o objetivo de aumentar a velocidade de todos os processos da empresa. O lean manufacturing de forma sintetizada consiste na implementação de um conjunto de técnicas e ferramentas focadas na otimização de processos e na redução de desperdícios.

A ideia básica é produzir apenas o necessário, no momento necessário e na quantidade requerida.

Este conjunto de técnicas e ferramentas precisa ser cuidadosamente aplicado de modo a atender as necessidades da empresa.

Como implantar o lean manufacturing

Para se alcançar um estado de produção enxuta, é necessário identificar as atividades envolvidas no processo produtivo classificando-as naquelas que agregam ou não valor, de modo a eliminar os desperdícios. Visto que todas a todas as atividades que não agregam valor, são categorizadas como perdas.

Sete perdas do processo produtivo

Superprodução

Relacionada à quantidade, refere-se à produção em excesso, produzir em quantidades superiores a do volume programado.

Espera

Consiste no tempo de ociosidade seja de pessoas, informações ou peças, que impossibilitam o início do próximo processo.

Transporte

Refere-se ao excesso de movimentos seja de pessoas, peças ou informações.

Processamento

Baseia-se na utilização equivocada das ferramentas, dos sistemas e dos procedimentos. São usados de forma inadequada as máquinas e os equipamentos.

Estoque

Refere-se ao armazenamento demasiado seja de matéria prima, produtos acabados ou semi-acabados. Logo, torna-se um desperdício em termo de espaço e investimento.

Movimento

Relacionada à desorganização do layout fabril, resultando em movimentos desnecessários realizados pelo operador em suas atividades.

Fabricação produtos defeituosos

Relacionada à fabricação de produtos que apresentam características de qualidade fora do especificado, ou seja, que não atendem as especificações dos clientes.

Principais ferramentas do Lean Manufacturing

Mapa fluxo de valor

Conceito do mapa de fluxo de valor

Ferramenta que utiliza símbolos e ícones para documentar e ilustrar a sequencia e o movimento de materiais, informações e ações que consiste no fluxo de valor de uma empresa

Objetivo do mapa de fluxo de valor

Permite analisar e diagnosticar o mapa do fluxo de valor do estado atual da linha produtiva, de modo a  identificar  as  oportunidades  de melhorias.  Em  seguida,  contribui para o planejamento do mapa do estado futuro de como a empresa devera fluir.

Kaizen

Conceito de kaizen

Melhoramento contínuo visa o alcance de melhorias rápidas que compreende no emprego organizado do senso comum e da criatividade dos colaboradores, de modo a melhorar o processo ou fluxo de valor complete

Objetivo do kaizen

A melhoria contínua, toda vez que se realiza uma tarefa repetida, é importante realizá-la com a melhor qualidade, no menor tempo, comparado a última vez, consiste no aprendizado com a repetitividade no processo.

Kanban

Objetivo do kanban

Um  dispositivo  sinalizador  que autoriza e da instrução para a produção ou retirada de itens para sistema puxado.

Conceito do kanban

Evitar os excessos de produção, de modo a eliminar desperdícios e restabelecer o nível de estoque de acordo com a demanda.

Poka-Yoke

Conceito do poka yoke

 dispositivo a prova de erros ou falhas, é qualquer mecanismo que evite que o erro acorra e torna-se um defeito

Objetivo do poka yoke

Detectar ou corrigir as falhas que podem ocorrer durante o processo de manufatura, antes que seja percebida pelos clientes.

Quer se aprofundar no sistema lean

Gostou do assunto? você sabia que o instituto 6 sigma possui um curso que aborda de maneira prática o lean manufacturing, vale a pena conhecer, basta clicar no link logo abaixo

Conheça o autor 

Alisson Hofmann

Alisson Hofmann iniciou sua jornada profissional administrando os negócios da família, posteriormente teve a oportunidade de ingressar em uma grande organização onde era responsável pela Gestão do Orçamento Matricial (um budget de R$2 bilhões), Planejamento Estratégico e pelos projetos de captura de resultado (Seis Sigma), atualmente é empresário, administrador de uma holding, sócio de um escritório jurídico com mais de 700 clientes ativos e fundador do Instituto 6 Sigma.

Implantou diversos sistemas de gestão em vários negócios, ministrou milhares de horas de treinamento e seus alunos já capturaram cerca de R$80 milhões de reais em projetos, impactando nas carreiras de centenas de profissionais.

Índice de conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *