Aprenda a calcular o nível sigma sem esforço, nós do instituto 6 sigma vamos explicar todos os passos e no final será possível calcular o nível sigma de forma muito simplificada, mas antes vamos conhecer alguns tópicos muito importantes.
Nesse artigo abordaremos:
- Onde surgiu o Six Sigma
- Objetivo do Six Sigma
- Six Sigma e o método DMAIC
- Três indicadores básicos do Six Sigma
- Passo a passo para calcular manualmente o nível sigma:
- Tabela nível sigma
Onde surgiu o Six Sigma
Six sigma nasceu na Motorola durante a segunda metade dos anos oitenta, criado pelo engenheiro Bill Smith, com objetivo de alcançar altos níveis de qualidade e elevar a competitividade da empresa no mercado externo.
Objetivo do Six Sigma
A metodologia six sigma tem como princípio reduzir as quantidades de defeitos nos processos.
Nos dias de hoje, o six sigma é apresentado como uma atividade estratégica, que retém uma abordagem de negócio em medições financeiras.
Six Sigma e o método DMAIC
O six sigma é uma metodologia estruturada que desenvolve a qualidade através da melhoria continua dos processos, seja na produção de um bem ou serviço.
Entretanto, o programa está mais relacionado a uma estratégia gerencial, extremamente quantitativa, onde visa, aumentar rapidamente a lucratividade da empresa, através da qualidade de produtos e processos.
A estratégia de implantação é baseada no ciclo de melhoria conhecido como DMAIC, um método baseado na resolução de problemas.
Define (Definir)
Detalhar o problema e definir a meta do projeto.
Measure (Medir)
Mesurar o desempenho do processo, que durante a coleta de dados possibilita obter as primeiras ideias da causa do problema e identificar os pontos fortes e as oportunidades para sua melhoria.
Analyse (Analisar)
Analisar os dados coletados na fase anterior, identificar e organizar as causas potenciais do problema quantificar a importância das causas potenciais.
Improve (Melhorar)
Propor, avaliar e implementar soluções potenciais com o objetivo de eliminar as causa fundamentais do problema prioritário analisado na fase anterior.
Control (Controlar)
Garantir o alcance da meta em longo prazo. São adotadas diversas ferramentas para controlar continuamente o desempenho dos processos.
Três indicadores básicos do Six Sigma
A metodologia seis sigma utiliza-se de várias métricas comuns na qualidade para reduzir as quantidades de defeitos nos processo produtos e serviços. Apesar de variações existentes, existem algumas métricas principais definidas a seguir.
DPU – Defeitos por unidades
A métrica Defeito Por Unidades ou DPU é apresentada na equação.
DPU = Número Total de Defeitos / Número Total de Unidades
O DPU refere-se a o número médio de defeitos, de qualquer tipo, sobre o número total de unidades da amostra.
DPO – Proporção de defeitos por unidade
A proporção de Defeito por unidade, ou DPO, que refere-se à proporção de defeitos em relação ao número total de oportunidades em um grupo.
DPO = Número Total de Defeitos / (Número Total de Unidades x Número de Oportunidades de Defeito)
DPMO – Defeito por milhão de oportunidade
O Defeito por Milhão de Oportunidades, ou DPMO, a maioria das medidas de oportunidades para defeitos é traduzida dessa forma em DPMO, que significa quantos defeitos surgiriam se houvesse um milhão de oportunidade.
DPMO=DPO xl.000.000
Estima-se que partes das empresas trabalham em um nível de qualidade três sigma, o que representa um custo de 20% do faturamento em perdas, retrabalho, desperdícios e perca de clientes. Estima-se que com a simples aplicação e monitoramento das métricas propostas na metodologia Seis Sigma os custos podem ser reduzidos em um curto período.
Passo a passo para calcular manualmente o nível sigma:
1. Calcule o número de oportunidades (NO) de defeito por unidade
O numero de oportunidades de defeito é uma lista de defeitos possíveis de um produto que são requisitos dos clientes, por exemplo, um indústria de salgadinhos tipo batata frita, realizou uma pesquisa e identificou que a maioria dos seus clientes avaliam como requisitos para compra: Sabor, crocância e aspecto da embalagem. Nesse caso o número de oportunidade é de 3.
2. Faça uma amostragem e calule o número total de defeitos (ND)
Faça uma amostragem representativa e de cada amostra conte o número de defeitos.
3. DPMO: Calcule os defeitos a cada milhão de oportunidades
Utilize a fórmula abaixo para calcular o DPMO
DPMO = ND x 106 / NO x NU
4. Procure na tabela Six Sigma PDF o DPMO correspondente.
Para calcular o nível sigma de um processo basta encontrar na tabela abaixo o nível sigma correspondente ao resultado do DPMO, que abordamos no tópico “indicadores básicos do six sigma”.
Por exemplo, o DPMO de um processo calculado foi igual a 691.462 portanto se olharmos na tabela logo abaixo o valor correspondente na escala sigma podemos constatar que o nível sigma é de 1 e consequentemente o percentual de conformidade é de 30% ou seja de cada 10 itens produzidos 7 estão foras das especificações do cliente, isso deve dar um monte de reclamações não acha?
Tabela nível sigma
Na prática quando fazemos esse cálculo dificilmente obteremos um DPMO igual ao da tabela acima, por isso vou compartilhar a tabela do 6 sigma que usamos em consultorias, ela tem 3 páginas, são muitos dados!
É um um instrumento muito útil para calcular o nível sigma de qualquer processo.
Baixe agora a tabela six sigma pdf, avalie a performance de processos e estime as perdas pelo custo da não qualidade.
Agora se você esta com dúvidas de como calcular o DPMO, tenho uma excelente noticia, existe um software estatístico que calcula para você só com alguns cliques, mas isso não é o mais importante, agora imagine se fosse possível pegar um processo com 2 sigma e aumentar para o nível 6 sigma? Já imaginou quanto o processo ficaria mais eficiente? E o ganho financeiro atrelado aumentaria significativamente, não acha? Caso tenha interesse em se aprofundar no assunto o instituto 6 sigma tem o curso certo para você dá uma olhada no link logo abaixo.
Índice de conteúdo
0 comentários