Início » Blog » Gestão de Projetos » Six Sigma » Nível Sigma: Aprenda a calcular sem esforço!

Nível Sigma: Aprenda a calcular sem esforço!

jun 30, 2021 | 0 Comentários

tabela six sigma

Aprenda a calcular o nível sigma sem esforço, nós do instituto 6 sigma vamos explicar todos os passos e no final será possível calcular o nível sigma de forma muito simplificada, mas antes vamos conhecer alguns tópicos muito importantes.

Nesse artigo abordaremos:

Onde surgiu o Six Sigma

Six sigma  nasceu  na  Motorola  durante  a  segunda  metade  dos  anos  oitenta,  criado pelo  engenheiro  Bill  Smith,  com  objetivo  de  alcançar  altos  níveis  de  qualidade  e elevar a competitividade da empresa no mercado externo.

Objetivo do Six Sigma

A  metodologia  six sigma  tem  como  princípio  reduzir  as  quantidades  de  defeitos  nos processos.

 Nos  dias  de  hoje,  o  six sigma  é  apresentado  como  uma  atividade  estratégica, que  retém  uma  abordagem  de  negócio  em  medições  financeiras. 

Six Sigma e o método DMAIC

O  six sigma  é  uma metodologia  estruturada  que  desenvolve  a  qualidade  através  da  melhoria continua  dos  processos,  seja  na  produção  de  um  bem  ou  serviço.

Entretanto,  o programa  está  mais  relacionado  a  uma estratégia  gerencial,  extremamente  quantitativa,  onde  visa,  aumentar rapidamente  a  lucratividade  da  empresa,  através  da  qualidade  de  produtos  e processos.

A estratégia de implantação é baseada no  ciclo  de melhoria  conhecido  como  DMAIC,  um  método  baseado  na  resolução  de problemas.

Define (Definir)

Detalhar o problema e definir a meta do projeto.

Measure (Medir)

Mesurar o desempenho do processo, que durante a coleta de dados possibilita obter as primeiras ideias da causa do problema e identificar os pontos fortes e as oportunidades para sua melhoria.

Analyse (Analisar)

Analisar os dados coletados na fase anterior, identificar e organizar as causas potenciais do problema quantificar a importância das causas potenciais.

Improve (Melhorar)

Propor, avaliar e implementar soluções potenciais com o objetivo de eliminar as causa fundamentais do problema prioritário analisado na fase anterior.

Control (Controlar)

Garantir o alcance da meta em longo prazo. São adotadas diversas ferramentas para controlar continuamente o desempenho dos processos.

Três indicadores básicos do Six Sigma

A  metodologia  seis sigma  utiliza-se  de  várias  métricas  comuns  na  qualidade  para reduzir  as  quantidades  de  defeitos  nos  processo  produtos  e  serviços.  Apesar  de variações  existentes, existem  algumas  métricas principais definidas a seguir.

DPU – Defeitos por unidades

A métrica Defeito Por Unidades ou DPU é apresentada na equação.

DPU = Número  Total  de  Defeitos / Número Total de Unidades

O  DPU  refere-se  a  o  número  médio  de  defeitos,  de  qualquer  tipo,  sobre  o número total de unidades da amostra.

DPO – Proporção de defeitos por unidade

A proporção de Defeito por unidade, ou DPO, que  refere-se  à  proporção  de  defeitos  em  relação  ao  número  total  de oportunidades em um grupo.

DPO = Número Total de Defeitos / (Número Total de Unidades x Número de Oportunidades de Defeito)

DPMO – Defeito por milhão de oportunidade

O   Defeito   por   Milhão   de   Oportunidades,   ou   DPMO, a  maioria  das  medidas  de  oportunidades  para  defeitos  é  traduzida  dessa forma  em  DPMO,  que  significa  quantos  defeitos  surgiriam  se  houvesse  um  milhão de oportunidade.

DPMO=DPO xl.000.000

Estima-se  que  partes  das  empresas trabalham  em  um  nível  de  qualidade  três  sigma,  o  que  representa  um  custo  de 20%  do  faturamento  em  perdas,  retrabalho,  desperdícios  e  perca  de  clientes. Estima-se  que  com  a  simples  aplicação  e  monitoramento  das  métricas  propostas na metodologia Seis Sigma os custos podem ser reduzidos em um curto período.

Passo a passo para calcular manualmente o nível sigma:

1. Calcule o número de oportunidades (NO) de defeito por unidade

O numero de oportunidades de defeito é uma lista de defeitos possíveis de um produto que são requisitos dos clientes, por exemplo, um indústria de salgadinhos tipo batata frita, realizou uma pesquisa e identificou que a maioria dos seus clientes avaliam como requisitos para compra: Sabor, crocância e aspecto da embalagem. Nesse caso o número de oportunidade é de 3.

2. Faça uma amostragem e calule o número total de defeitos (ND)

Faça uma amostragem representativa e de cada amostra conte o número de defeitos.

3. DPMO: Calcule os defeitos a cada milhão de oportunidades

Utilize a fórmula abaixo para calcular o DPMO

DPMO = ND x 106 / NO x NU

4. Procure na tabela Six Sigma PDF o DPMO correspondente.

Para calcular o nível sigma de um processo basta encontrar na tabela abaixo o nível sigma correspondente ao resultado do DPMO, que abordamos no tópico “indicadores básicos do six sigma”.

Por exemplo, o DPMO de um processo calculado foi igual a 691.462 portanto se olharmos na tabela logo abaixo o valor correspondente na escala sigma podemos constatar que o nível sigma é de 1 e consequentemente o percentual de conformidade é de 30% ou seja de cada 10 itens produzidos 7 estão foras das especificações do cliente, isso deve dar um monte de reclamações não acha?

Tabela nível sigma

Na prática quando fazemos esse cálculo dificilmente obteremos um DPMO igual ao da tabela acima, por isso vou compartilhar a tabela do 6 sigma que usamos em consultorias, ela tem 3 páginas, são muitos dados!

É um um instrumento muito útil para calcular o nível sigma de qualquer processo.

Baixe agora a tabela six sigma pdf, avalie a performance de processos e estime as perdas pelo custo da não qualidade.

https://instituto6sigma.com.br/gratis/tabela-six-sigma-pdf/

Agora se você esta com dúvidas de como calcular o DPMO, tenho uma excelente noticia, existe um software estatístico que calcula para você só com alguns cliques, mas isso não é o mais importante, agora imagine se fosse possível pegar um processo com 2 sigma e aumentar para o nível 6 sigma? Já imaginou quanto o processo ficaria mais eficiente? E o ganho financeiro atrelado aumentaria significativamente, não acha? Caso tenha interesse em se aprofundar no assunto o instituto  6 sigma tem o curso certo para você dá uma olhada no link logo abaixo.

Índice de conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *