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O que é gestão de resultado?

mar 25, 2021 | 0 Comentários

gestão de resultado

Você sabe o que é gestão de resultado? O objetivo desse programa é priorizar e otimizar o desempenho da empresa focando no atingimento das metas, sendo um programa fundamental para a alavancagem do crescimento empresarial, afinal, mesmo as melhores ideias, orquestradas pelos mais capacitados profissionais, podem fracassar caso não haja um gerenciamento do resultado realizado de maneira minuciosa e articulada. E para que isso não ocorra, é necessário que se implemente uma metodologia de gestão.

Nesse artigo veremos:

No vídeo logo abaixo abordamos com detalhes esses tópicos.

O que é gestão de resultado?

Gestão de Resultado é um modelo de administração de empresas que exige bastante comprometimento da equipe, especialmente por não ser voltado para o número de horas trabalhadas e, sim, ao empenho para a finalização das metas. Ao contrário de uma gestão tradicional, focada em processos, a gestão por resultados enfatiza os objetivos a serem alcançados e os valores da organização.

Conceito de gestão de resultado

O conceito desse tipo de gerenciamento é realmente priorizar os resultados em todas as ações, com o objetivo de otimizar o desempenho da empresa, independentemente de seu porte ou de sua área de atuação.

Objetivos da gestão de resultado

Para que seja possível adotar esse tipo de gestão na empresa, é preciso saber como o processo realmente funciona e se ele de fato é adequado para atingir seus objetivos.
Uma das maiores vantagens de se adotar a gestão orientada para resultados é o fato de que os colaboradores se sentem mais motivados, pois estão envolvidos em todo o processo e sabem que sua participação realmente faz diferença para o alcance das metas. Isso sem contar que a comunicação também melhora, com a boa interação entre os membros da equipe surgindo como fundamental para o sucesso do empreendimento.

Vantagens de se implantar gestão de resultado

Aumento do comprometimento da equipe

O comprometimento do time e sua produtividade também aumentam, uma vez que cada um passa a ter clareza do seu papel para chegar aos resultados. Assim a sensação de pertencimento é maior e o engajamento e a produção consequentemente melhoram.

Redução de Custos

O sucesso da gestão por resultados leva a empresa a enxugar custos, otimizar um projeto ou aumentar a produtividade da equipe.

Direcionamento estratégico

Imagine pescar em um rio que não tem peixe! A frustração será inevitável devido à falta de um direcionamento. Na empresa não pode ocorrer situações semelhantes! Sem diretrizes claras, a equipe não sabe necessariamente o que perseguir ou como em nossa analogia em qual rio devemos pescar. Por isso uma boa diretriz possui especificidade, deixando claro o que deve ser feito, como será realizado e quem implantará, somente assim teremos negócios vencedores.

Aumenta o senso de urgência

A maior parte de um rotina de trabalho possui baixa produtividade, em uma pesquisa realizada pela Microsoft após entrevistar 38 mil profissionais descobriu que cerca de 17 horas semanais são improdutivas. As causas estão relacionadas a inexistência de metas. Quando temos um direcionamento cria-se o senso de urgência, por isso uma boa prática é definir datas para início e fim das atividades.

Aumenta o senso de propósito

Quando a equipa conhece os objetivos da organização torna-se mais fácil criar os caminhos para se alcançar as metas, é como se o time tivesse um propósito que guia todos os funcionários no sentido da missão e visão do negócios.
Aumenta o senso de equipe
Todo negócio é formado por “gente”, quando os empresários contratam novos colaboradores a principal expectativa é que esse novo funcionário ajude a equipe a atingir os objetivos da organização ou seja queremos que essa nova peça no tabuleiro ajude a “fazer acontecer” a visão de futuro do negócio. Se todos esses agentes compartilham os mesmos objetivos esta preparado o ambiente para que haja senso de equipe. Por isso que metas direcionam o negócio e se associado ao senso de urgência e de propósito, influenciam o comprometimento e fortalece o espírito de equipe.

Cinco critérios indispensáveis para uma boa gestão de objetivos

Agora, que você já conheceu as vantagens de se implantar a gestão de resultados, para se implantar bons objetivos esses devem possuir 5 critérios, são eles: específicas, mensuráveis, atribuíveis, realizáveis e têm prazos bem definidos.
Dessa forma os objetivos podem ser entendidos pelos funcionários mantendo esses comprometidos e motivados.
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Tudo isso requer um envolvimento maior entre os gestores e os colaboradores e o estabelecimento de objetivos e prazos claros para cada um. A equipe deve ser monitorada, acompanhada e poder contar com os líderes para os momentos de dificuldade. Caso tenha vontade em se especializar ainda mais no assunto temos um curso que aborda todos esses elementos, segue o link logo abaixo.

Sobre o autor

Alisson Hofmann

Alisson Hofmann iniciou sua jornada profissional administrando os negócios da família, posteriormente teve a oportunidade de ingressar em uma grande organização onde era responsável pela Gestão do Orçamento Matricial (um budget de R$2 bilhões), Planejamento Estratégico e pelos projetos de captura de resultado (Seis Sigma), atualmente é empresário, administrador de uma holding, sócio de um escritório jurídico com mais de 700 clientes ativos e fundador do Instituto 6 Sigma.

Implantou diversos sistemas de gestão em vários negócios, ministrou milhares de horas de treinamento e seus alunos já capturaram cerca de R$80 milhões de reais em projetos, impactando nas carreiras de centenas de profissionais.

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