Joseph M. Juran é considerado o pai da qualidade, sendo o primeiro a desbravar esse tema, nesse artigo abordaremos tudo sobre esse grande inlfuencer´s.
Juran é o pai da Qualidade

A maior contribuição do guru para a sociedade foi na área da gestão de qualidade e ele é frequentemente chamado de o “pai” da qualidade. Talvez ainda mais importante, é reconhecido como a pessoa que incluiu a dimensão administrativa à qualidade – ampliando-a de suas origens estatísticas. Suas contribuições foram tão importantes para a qualidade que são mencionadas em muitas publicações, como as revistas “Harvard Business Review”, “BusinessWeek”, the “Financial Times” e muitas outras revistas relacionadas.
Como Juran se tornou conhecido
O Dr. Juran tornou-se conhecido pelo mundo após sua primeira visita ao Japão em 1954, logo após a Segunda Guerra Mundial. O Professor Kano do Japão lembra: “Ele impressionou altos executivos aqui com seu aspecto de gestão de qualidade e contribuiu para o desenvolvimento da qualidade no Japão ao auxiliar estabelecer a reputação dos produtos “Made in Japan”.
Como criou o princípio de Pareto
Em 1937, criou o “Princípio de Pareto”, que milhões de gestores dependem para auxiliá-los a separar os “poucos vitais” dos “muitos triviais” em suas atividades. Isto é tipicamente mencionado como o princípio 80-20. Sua aplicação universal faz com que seja um dos conceitos e das ferramentas mais úteis na gestão dos dias atuais. É conhecido como o Princípio de Pareto de Juran.
O desbravador na área de qualidade
Escreveu o primeiro trabalho de referência padrão sobre gestão de qualidade, o Quality Control Handbook, publicado pela primeira vez em 1951. Este guia é referência para a maioria dos agentes de mudanças do aprimoramento de qualidade e desempenho, uma vez que oferece importantes orientações dedicadas ao aprimoramento do desempenho de uma organização ao aprimorar a qualidade dos produtos e serviços.
Se livro clássico, “Managerial Breakthrough‖, publicado pela primeira vez em 1964, apresentava um teoria mais geral da gestão de qualidade. Foi o primeiro livro a descrever passo a passo o aprimoramento do progresso. Este processo está atualmente englobado na Gestão Enxuta e no Seis Sigma e é a base para as iniciativas para a qualidade no mundo inteiro.
O instituto Juran
Em 1979, o fundou o Instituto Juran, uma organização que visava fornecer pesquisa e soluções pragmáticas para permitir que as organizações de qualquer setor da indústria aprendessem as ferramentas e as técnicas para gerenciar a qualidade. ―The Juran Trilogy®‖, publicada em 1986, é tida e considerada no mundo inteiro como sendo a base para a gestão de qualidade. Após quase 50 anos de pesquisa, sua trilogia definiu três processos de gestão necessários para que todas as organizações se aprimorem. Controle, aprimoramento e planejamento de qualidade têm se tornado sinônimos de Juran e do Juran Institute, Inc.
Definição de qualidade
Juran, descreve a qualidade a partir da perspectiva do cliente como possuindo dois aspectos: maior qualidade significa um maior número de características que atendam às necessidades dos clientes. O segundo aspecto está relacionado a “estar livre de problemas”: maior qualidade consiste em menos defeitos.
Como consequência do poder e da clareza do pensamento de Joseph Juran e o escopo de sua influência, líderes em negócios, legiões de gestores, e seus colegas teóricos em todo mundo reconhecem o guru como um dos “poucos vitais” – uma figura seminal no desenvolvimento da teoria da política administrativa.
Juran contribuiu mais à área e por um período mais longo do que qualquer outra pessoa e, no entanto, parecia que quase não havia riscado a superfície desse assunto. “Meu trabalho de contribuição ao bem-estar de meus semelhantes”, escreveu Juran, “é o maior produto não-acabado”.
Conheça a ferramenta inspirada nos seus ensinamentos
De fato muitos gestores tem dificuldade em resolver problemas empresariais, como reduzir custos, aumentar receitas, resolver deficiências de qualidade do produto… E isso não é culpa dos gestores, em 95% das causas estão associadas a falta de uma metodologia de análise.
O Relatório A3, ajudará você à entender o porque a maioria dos gestores trava na frente de um problema empresarial complexo e como agir nessas situações para destravar a equipe na identificação de oportunidades para reduzir o custo, aumentar a produtividade e ainda implantar melhorias de processo de até R$20.000,00 em 12 meses.
Para isso tudo acontecer, você precisa conhecer as causas dos problemas estão impedindo o desenvolvimento de sua equipe! Dá uma olhada no link abaixo nele explicamos como você pode resolver esse problema.
Principais livros
• Joseph M. Juran – Quality Control Handbook,
• Joseph M. Juran – Eventually
• Joseph M. Juran – Managerial Breakthrough,
• Joseph M. Juran – Management of Quality Control,
• Joseph M. Juran – Quality Planning and Analysis,
• Joseph M. Juran – Upper Management and Quality,
• Joseph M. Juran – Juran em Planejamento para Qualidade,
Índice de conteúdo


Nós acreditamos que conhecimento é o bem mais precioso da humanidade e por isso deve ser compartilhado, pensando nisso, desenvolvemos um espaço, muito especial em nosso site, para compartilhar vários materiais gratuitos para você, clique no botão logo abaixo para conhecer esse projeto.

Alisson Hofmann é apaixonado por Excelência Operacional. Sua especialidade é a resolução de problemas e superação de desafios, pois ele acredita que a aplicação do método proporciona a redução custos e aumento de receitas, seja no seu negócio ou na sua carreira. Seu objetivo é impactar no máximo de pessoas possíveis, sejam empresários, aspirantes a empreendedores ou profissionais que estejam insatisfeitos com seus resultados.





0 comentários