Início » Blog » Gestão de Resultados » Qualidade » Joseph M. Juran, tudo sobre o pai da Qualidade

Joseph M. Juran, tudo sobre o pai da Qualidade

mar 3, 2022 | 0 Comentários

Juran

Joseph M. Juran é considerado o pai da qualidade, sendo o primeiro a desbravar esse tema, nesse artigo abordaremos tudo sobre esse grande inlfuencer´s.

Juran é o pai da Qualidade

Joseph M. Juran
Joseph M. Juran é considerado o pai da qualidade, sendo o primeiro a abordar esse tema, a sua principal contribuição foi a criação do Pareto.

A maior contribuição do guru para a sociedade foi na área da gestão de qualidade e ele é frequentemente chamado de o “pai” da qualidade. Talvez ainda mais importante, é reconhecido como a pessoa que incluiu a dimensão administrativa à qualidade – ampliando-a de suas origens estatísticas. Suas contribuições foram tão importantes para a qualidade que são mencionadas em muitas publicações, como as revistas “Harvard Business Review”, “BusinessWeek”, the “Financial Times” e muitas outras revistas relacionadas.

Como Juran se tornou conhecido

O Dr. Juran tornou-se conhecido pelo mundo após sua primeira visita ao Japão em 1954, logo após a Segunda Guerra Mundial. O Professor Kano do Japão lembra: “Ele impressionou altos executivos aqui com seu aspecto de gestão de qualidade e contribuiu para o desenvolvimento da qualidade no Japão ao auxiliar estabelecer a reputação dos produtos “Made in Japan”.

Como criou o princípio de Pareto

Em 1937, criou o “Princípio de Pareto”, que milhões de gestores dependem para auxiliá-los a separar os “poucos vitais” dos “muitos triviais” em suas atividades. Isto é tipicamente mencionado como o princípio 80-20. Sua aplicação universal faz com que seja um dos conceitos e das ferramentas mais úteis na gestão dos dias atuais. É conhecido como o Princípio de Pareto de Juran.

O desbravador na área de qualidade

Escreveu o primeiro trabalho de referência padrão sobre gestão de qualidade, o Quality Control Handbook, publicado pela primeira vez em 1951. Este guia é referência para a maioria dos agentes de mudanças do aprimoramento de qualidade e desempenho, uma vez que oferece importantes orientações dedicadas ao aprimoramento do desempenho de uma organização ao aprimorar a qualidade dos produtos e serviços.

Se livro clássico, “Managerial Breakthrough‖, publicado pela primeira vez em 1964, apresentava um teoria mais geral da gestão de qualidade. Foi o primeiro livro a descrever passo a passo o aprimoramento do progresso. Este processo está atualmente englobado na Gestão Enxuta e no Seis Sigma e é a base para as iniciativas para a qualidade no mundo inteiro.

O instituto Juran

Em 1979, o fundou o Instituto Juran, uma organização que visava fornecer pesquisa e soluções pragmáticas para permitir que as organizações de qualquer setor da indústria aprendessem as ferramentas e as técnicas para gerenciar a qualidade. ―The Juran Trilogy®‖, publicada em 1986, é tida e considerada no mundo inteiro como sendo a base para a gestão de qualidade. Após quase 50 anos de pesquisa, sua trilogia definiu três processos de gestão necessários para que todas as organizações se aprimorem. Controle, aprimoramento e planejamento de qualidade têm se tornado sinônimos de Juran e do Juran Institute, Inc.

Definição de qualidade

Juran, descreve a qualidade a partir da perspectiva do cliente como possuindo dois aspectos: maior qualidade significa um maior número de características que atendam às necessidades dos clientes. O segundo aspecto está relacionado a “estar livre de problemas”: maior qualidade consiste em menos defeitos.

Como consequência do poder e da clareza do pensamento de Joseph Juran e o escopo de sua influência, líderes em negócios, legiões de gestores, e seus colegas teóricos em todo mundo reconhecem o guru como um dos “poucos vitais” – uma figura seminal no desenvolvimento da teoria da política administrativa.

Juran contribuiu mais à área e por um período mais longo do que qualquer outra pessoa e, no entanto, parecia que quase não havia riscado a superfície desse assunto. “Meu trabalho de contribuição ao bem-estar de meus semelhantes”, escreveu Juran, “é o maior produto não-acabado”.

Conheça a ferramenta inspirada nos seus ensinamentos

De fato muitos gestores tem dificuldade em resolver problemas empresariais, como reduzir custos, aumentar receitas, resolver deficiências de qualidade do produto… E isso não é culpa dos gestores, em 95% das causas estão associadas a falta de uma metodologia de análise.

O Relatório A3, ajudará você à entender o porque a maioria dos gestores trava na frente de um problema empresarial complexo e como agir nessas situações para destravar a equipe na identificação de oportunidades para reduzir o custo, aumentar a produtividade e ainda implantar melhorias de processo de até R$20.000,00 em 12 meses.

Para isso tudo acontecer, você precisa conhecer as causas dos problemas estão impedindo o desenvolvimento de sua equipe! Dá uma olhada no link abaixo nele explicamos como você pode resolver esse problema.

Principais livros

•             Joseph M. Juran – Quality Control Handbook,

•             Joseph M. Juran – Eventually

•             Joseph M. Juran – Managerial Breakthrough,

•             Joseph M. Juran – Management of Quality Control,

•             Joseph M. Juran – Quality Planning and Analysis,

•             Joseph M. Juran – Upper Management and Quality,

• Joseph M. Juran – Juran em Planejamento para Qualidade,

Índice de conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *