Início » Blog » Gestão Estratégica » Tudo sobre Missão Visão e Valores

Tudo sobre Missão Visão e Valores

out 30, 2021 | 0 Comentários

Missão Visão e Valores

Aqui você encontrará tudo o que precisa para criar os Pilares que sustentaram a estratégica de crescimento de um negócio ou seja a missão visão e valores de um negócio.

Para facilitar sua navegação acesso nosso menu interativo:

Estratégias Básicas

O que são Missão Visão e Valores do Negócio

Toda obra precisa de alicerces sólidos para sustentar o crescimento da construção, não se levanta uma parede antes de preparar as fundações, se o pedreiro negligenciar essa etapa todo o investimento irá ruir, assim acontece também nos negócios, a primeira coisa que precisamos fazer é construir os pilares de sustentação da empresa e somente depois definir as estratégias de crescimento, aqui vale aquela máxima “não dá para inverter a posição dos bois com a carroça”.

Após realizar centenas de projetos de planejamento estratégico posso garantir que esse é a primeira coisa que um gestor precisa implantar é um PROGRAMA DE ESTRATÉGIAS BÁSICAS DE NEGÓCIOS para que sua empresa tenha chance de decolar.

Para que serve a Missão Visão e Valores de uma empresa?

Se enganam aqueles que acreditam que a definição da missão, visão e valores é apenas para plotar uma placa muito bonita no hall da entrada da empresa, a função dessa metodologia é definir o que a empresa faz de fato, onde ela quer chegar e como ela vai agir durante essa jornada, sendo a peça fundamental, alicerce ou simplesmente os pilares que sustentam a estratégia.

O que é Missão de um negócio?

Determina qual o “negócio” da empresa, por que ela existe, ou ainda em que Exemplos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro.

A missão serve para que todos os integrantes tenham a mesma percepção do significado e da finalidade da empresa.

Portanto missão é o que a empresa faz de fato, ela é uma espécie de lupa que foca em um determinado serviço ou segmento, assim sua organização consegue ter foco para se tornar a melhor no que faz.

Porque preciso definir a missão da empresa?

Muitas empresas acreditam que precisam atender todas as necessidades do cliente, isso seria a base do sucesso empresarial, porém essa estratégia convenhamos é muito aberta, ninguém consegue atender todas as necessidade, o cliente tem uma lista enorme e se você tentar fazer isso não dará certo.

Em minha cidade existe um grande grupo de sucesso na área de mercados para classe C, com o passar do tempo o grupo cresceu e a nova geração de sucessão criou uma crença que seria possível criar um segundo negócio que atenderia todas as classes desde a C até a A, seria uma espécie de loja mista onde haveria uma grande variedade de produtos, calçados, vestuários, móveis, decoração, eletrônicos, eletros, pneu, material de construção, desde o prego até o porcelanato, um verdadeiro sonho de loja, eu pelo menos nunca vi algo igual, parece tentador criar uma, não acham? Imagine o cliente entra nela e tem mais opções que um shopping, assim o sucesso seria garantido, correto?

As coisas não saíram como eles esperavam, apesar do alto poder de capitalização do grupo eles não tinham escala para tornar seus produtos competitivos, o preço mais alto espantou a classe C que era o seu principal cliente nos outros negócios e a classe A e B não possui demanda suficiente para manter a loja, o resultado é uma grande loja de departamentos vazia onde não se escuta aquele gostoso som do apito das máquinas registradoras nos caixas.

O erro estratégico foi não definir uma missão, quando escolhemos o que vamos fazer também realizamos um trade-off que em estratégias é nada mais que escolher o que não vamos fazer, assim conseguimos ter foco e se tornar o melhor no que fazemos, assim é possível atender as necessidades de um segmento do mercado de forma competitiva o resultado é mais vendas de forma orgânica, ou seja você não precisa explicar sua estratégia ela é tão simples que o cliente não faz nenhum esforços pois está alinhada a necessidade de um grupo de clientes.

Como elaborar a missão de um negócio

Para ajudar a você elaborar a missão de um negócio eu elaborei uma ferramenta que possui todos os passos a passos, é só baixar, dá uma olhada no link abaixo:

Para facilitar ainda essa jornada de elaboração de sua missão de negócio tenho um curso totalmente gratuito que você pode acessar no link abaixo:
Estratégia de visão
Visão de futuro do negócio

O que é Visão de negócio?

A visão mostra aonde a empresa quer chegar orientando as ações e aspirações para o futuro. 

Por esse motivo após definido o que a empresa faz (Missão) a segunda coisa mais importante a se fazer é definir o ponto inicial do planejamento estratégico da organização com a criação da visão do negócio e através dela iremos criar todos os direcionadores de ações para se atingir esse sonho de futuro.

Posso sonhar alto ao criar uma visão de negócio?

Sim e deve, esse é o momento para elencarmos as  principais características que a diferenciarão das demais futuramente e o que ela agregará de valor à vida dos seus funcionários e clientes.

Posso mudar a visão em algum momento?

Sim a visão é algo que pode ser revisto de acordo com as projeções de crescimento da empresa e que pode ser alterado conforme seu momento, ameaças e possibilidades.

Nesse realinhamento é possível ajustar a rota e a velocidade porém o destino que é a visão não é alterada.

Nos negócios temos os ciclos estratégicos e neles criamos metas alinhadas a visão para os próximo 2 a 5 anos, alinhando a rota caso necessário.

Por exemplo imagine uma empresa de tênis, com missão de fazer tênis com fins esportivos, com visão de ser referência em tênis esportivos e de uma hora para outra decida criar uma estratégia de diversificação de linha de produtos criando bolsas femininas, sapatos e até ternos, isso fugiria totalmente do seu mercado algo, o seu cliente poderia avaliar que essa empresa perdeu sua essência e trocar de marca. Por isso quando definimos a visão é traçado o ponto de chegada mas a rota podemos ajusta-la desde que não mude o destino.

O que fazer se a visão for impossível nesse momento?

Você sabia que a guerra fria entre Rússia e os EUA foi marcada pela competição na exploração espacial? Os americanos descobriram que os Russos tinham uma meta de levar um ser vivo ao espaço e por esse motivo os EUA a definiram uma meta de visão muito mais audaciosa, levar um homem à Lua e trazê-lo de volta em segurança. Isso acontece também nos negócios, se seu concorrente decide atacar um mercado é óbvio que você não vai ficar para trás, esse é um dos mecanismos que acionam a competição.

Na missão Apollo a Nasa nem tinha ideia de como atingiria a meta de visão, era praticamente impossível essa missão. Sabe o que eles fizeram?

Eles focaram no ponto de chegada, levar o homem a lua, para tanto eles listaram todas as tecnologias que ainda não existiam  para tornar esse sonho realidade, criando o projeto Gemini, um programa de desenvolvimento tecnológico que foi  responsável pelo desenvolvimento de 11 protótipos de espaçonaves até chegar ao modelo Apollo 11 que realizou o pouso tripulado na Lua em 1969, sendo um marco na exploração espacial.

O que aconteceu com a missão Apollo também pode ser replicado em uma empresa mas para que isso aconteça a segunda coisa a se fazer é cria ou estabelecer a sua visão de futuro para o negócio.

Como elaborar a visão de um negócio

Para ajudar a você elaborar a visão de um negócio eu elaborei uma ferramenta que possui todos os passos a passos, é só baixar, dá uma olhada no link abaixo:

Para facilitar ainda essa jornada de elaboração de sua visão de negócio tenho um curso totalmente gratuito que você pode acessar no link abaixo:

Diferenças entre Missão e Visão

A visão é o ponto em que a organização espera estar no futuro. Missão é a justificativa da existência da organização para sociedade.

De forma resumida: missão constitui o ramo do negócio, enquanto visão constitui o futuro deste negócio.

Apesar de suas diferenças, o importante sobre missões e visões consiste em quais são os fatores capazes de determinar   atividades e quais não se encaixam na   orientação estratégica da organização.

Mais importante do que definir corretamente o que é visão e missão, é a organização estabelecer um propósito claro e objetivo que permeie toda sua operação.

O que acontece com empresas que não tem missão e visão?

Essas empresas estão condenadas a navegar num mercado perigoso sem ter foco e um destino de chegada.

No livre Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, tem um diálogo entre a pequena garota e “gato mágico” memorável que explica de forma simples o grande problema de não se ter um ponto de chegada.

Vou transcreve um pedaços do dialogo da Alice, somente para relembrarmos esse momento notável:

– Aonde fica a saída?”, Perguntou Alice ao gato.

– ”Depende”, respondeu o gato.

– ”De quê?”, replicou Alice;

– ”Depende de para onde você quer ir…”

Nesse pequeno trecho de diálogo traz uma reflexão importante para o mundo dos negócios se não sabemos aonde ir como conseguiremos chegar no destino? Parece uma pegadinha “boba’ mas ela captura muitos empresários ingênuos como a pequena Alice.

Sem uma definição clara de propósito, estamos fadados apenas a andar em círculos conforem os propósitos dos outros.

Quanto tempo leva para se atingir a Visão de um negócio?  

Aí depende, relembrando outro trecho do livro de Alice, tem um diálogo da pequena garota com aquele coelho que carregava um relógio sempre a mão, lembram dessa parte? Segue o trecho:

Quanto tempo dura o eterno? (Pergunta a Alice para o Coelho)

Ás vezes apenas um segundo (Responde o Coelho).

Para aqueles que traçam uma rota e não saem dela certamente chegaram no destino em algum momento, isso pode levar alguns anos, já para aqueles que não definem sua missão e visão pode o tempo parecerá uma eternidade, pois não foi tomado ações concretas para chegar ao destino.

Quando o coelho responde 1 segundo esse é o tempo para a Alice tomar a decisão se ela vai ou não seguir sua visão, porém quem se devia do destino levará uma eternidade ou talvez não chegue ao destino.

Estratégia de Valores

O que são Valores de uma empresa?

“Valores são princípios ou crenças que servem de guia ou critérios para comportamentos, atitudes e decisões das pessoas, no exercício das suas responsabilidades e na busca dos seus objetivos, quando estão executando a missão, na direção da visão.

Qual a vantagem de se definir valores para uma empresa?

Se os valores são os balizadores de conduta, quando delimitamos valores, estamos dizendo em alto e bom tom que seguiremos na jornada do cumprimento da missão rumo a visão sempre com a mesma conduta. Isso causa uma grande empatia com os colaboradores e clientes pois todos que possuem os mesmos valores tendem a se aproximar

Como aplicamos os valores na prática?

Por exemplo se você tem a ética como um valor é improvável que um dia você cause algum prejuízo para outra pessoa correto?

Para ficar mais fácil vou dar um exemplo, quando era jovem tinha meus 21 anos e adquiri meu primeiro carro, fruto de meu trabalho, e ia com grande frequência “barzinhos” com os amigos de faculdade, várias vezes alguém esbarravam em meu carro, ficava furioso pois geralmente a pessoa sumia e me deixava o prejuízo, certamente ela não tinha os mesmos valores. Ninguém está livre de cometer um falha de transito e esbarrar em outro carro, o problema é o que você faz depois.

Já aconteceu comigo algo similar onde eu era o culpado, se não encontrava o dono, deixava um cartão com meu telefone pedindo desculpas pelo ocorrido e pedindo para marcarmos um horário para realizarmos um orçamento para cobrir o dano causado. Quem me conhece que não suporto causar um dano para uma pessoa, isso me incomoda muito pois faz parte de um valor que tenho. Por outro lado acabo sendo trazendo esse mesmo princípio de conduta para dentro dos meus negócios cobrando se necessário que meus colaboradres tenham a mesma conduta ética. 

Espero que tenham gostado desse post, para aqueles que gostariam de se aprofundar ainda mais no assunto temos um curso gratuito onde ensino como criar sua missão, visão e valores para um negócio.

Como definir os valores de um negócio

Para ajudar a você definir os valores de um negócio eu elaborei uma ferramenta que possui todos os passos a passos, é só baixar, dá uma olhada no link abaixo:

Para facilitar ainda essa jornada de definição da missão do negócio tenho um curso totalmente gratuito, muitos exemplos e roteiros detalhados, você pode acessar no link abaixo:

Índice de conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *