Tudo sobre visão de futuro

dez 16, 2021 | 0 Comentários

visão de futuro

A visão de futuro mostra aonde a empresa quer chegar orientando as ações e aspirações. 

Por esse motivo após definido o que a empresa faz (Missão) a segunda coisa mais importante a se fazer é definir o ponto inicial do planejamento estratégico da organização com a criação da visão do negócio e através dela iremos criar todos os direcionadores de ações para se atingir esse sonho de futuro. Nesse post abordarei tudo que você precisa saber sobre visão de futuro para um negócio.

No vídeo abaixo abordamos esse conceito na integra:

Acesso o conteúdo de forma rápida pelos link´s abaixo:

O que é visão de futuro para negócios?

  • Mostra aonde a empresa quer chegar e traz seus objetivos de longo prazo.
  • Orienta as ações e aspirações para o futuro. 
  • Motiva os colaboradores e líderes a irem além e ajudar a empresa a conquistar grandes realizações
  • Deve ser uma meta palpável e realista.;

Definição de visão estratégica

  • A visão é uma aspiração.
  • Um ideal que queremos alcançar.
  • É  a  nossa  grande  aspiração  enquanto  organização.
  • Projeção de oportunidades futuras.
  • Onde a empresa quer chegar.

A visão tem que responder à seguinte pergunta: Qual a realização da empresa a longo prazo?

O que a visão de futuro representa dentro de um negócio:

  • Uma perspectiva das oportunidades que aquele negócio pode e deseja aproveitar no futuro;
  • O direcionamento sobre aonde à organização quer chegar;
  • O posicionamento público da empresa sobre a meta principal do seu empreendimento;
  • O ponto inicial do planejamento estratégico da organização e o que vai direcionar suas ações em longo prazo conforme a visão;
  • As principais características que a diferenciarão das demais futuramente e o que ela agregará de valor à vida dos seus funcionários e clientes;
  • Algo que pode ser revisto de acordo com as projeções de crescimento da empresa e que pode ser alterado conforme seu momento, ameaças e possibilidades

Características da Visão

  • Empurra a situação atual para o resultado desejado
  • Foto do futuro desejado
  • Deve ser inspiradora, e não meramente objetivos quantitativos
  • Deve ser clara, desafiadora e sobre excelência
  • Deve fazer sentido, ser flexível e resistir ao tempo
  • Deve motivar primeiro os funcionários

Posso sonhar alto ao criar uma visão de negócio?

Sim e deve, esse é o momento para elencarmos as principais características que a diferenciarão das demais futuramente e o que ela agregará de valor à vida dos seus funcionários e clientes.

Posso mudar a visão de futuro em algum momento?

Sim a visão é algo que pode ser revisto de acordo com as projeções de crescimento da empresa e que pode ser alterado conforme seu momento, ameaças e possibilidades.

Nesse realinhamento é possível ajustar a rota e a velocidade porém o destino que é a visão não é alterada.

Nos negócios temos os ciclos estratégicos e neles criamos metas alinhadas a visão para os próximo 2 a 5 anos, alinhando a rota caso necessário.

Por exemplo imagine uma empresa de tênis, com missão de fazer tênis com fins esportivos, com visão de ser referência em tênis esportivos e de uma hora para outra decida criar uma estratégia de diversificação de linha de produtos criando bolsas femininas, sapatos e até ternos, isso fugiria totalmente do seu mercado algo, o seu cliente poderia avaliar que essa empresa perdeu sua essência e trocar de marca. Por isso quando definimos a visão é traçado o ponto de chegada mas a rota podemos ajusta-la desde que não mude o destino.

O que fazer se a visão for impossível nesse momento?

Você sabia que a guerra fria entre Rússia e os EUA foi marcada pela competição na exploração espacial? Os americanos descobriram que os Russos tinham uma meta de levar um ser vivo ao espaço e por esse motivo os EUA a definiram uma meta de visão muito mais audaciosa, levar um homem à Lua e trazê-lo de volta em segurança. Isso acontece também nos negócios, se seu concorrente decide atacar um mercado é óbvio que você não vai ficar para trás, esse é um dos mecanismos que acionam a competição.

Na missão Apollo a Nasa nem tinha ideia de como atingiria a meta de visão, era praticamente impossível essa missão. Sabe o que eles fizeram?

Eles focaram no ponto de chegada, levar o homem a lua, para tanto eles listaram todas as tecnologias que ainda não existiam para tornar esse sonho realidade, criando o projeto Gemini, um programa de desenvolvimento tecnológico que foi  responsável pelo desenvolvimento de 11 protótipos de espaçonaves até chegar ao modelo Apollo 11 que realizou o pouso tripulado na Lua em 1969, sendo um marco na exploração espacial.

O que aconteceu com a missão Apollo também pode ser replicado em uma empresa mas para que isso aconteça a segunda coisa a se fazer é cria ou estabelecer a sua visão de futuro para o negócio.

Como elaborar uma visão estratégica de negócio

“O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado:

  • Pelos esforços individuais.
  • Pelos esforços das equipes.
  • Pela alocação dos recursos.

O enunciado da visão deve conter tanto a aspiração como a inspiração.

A  aspiração  de  tornar-se  algo  e  a  inspiração  do  porquê  esse  algo  deve  merecer  ser  concretizado.  As  pessoas  devem  sentir  orgulho  em participar  da  construção  dessa  visão,  ou  seja,  deve  ter  luz  suficiente  (inspiração)  para  apontar  o  caminho  que  leva  à  concretização  da aspiração.

Comece respondendo as seguintes perguntas:

  • O que a empresa quer se tornar?
  • Onde queremos chegar?
  • Em que direção devemos apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?
  • Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?
  • O que eu estou ajudando a construir?

Para ajudar a você elaborar a visão de um negócio eu elaborei uma ferramenta gratuita, com passos a passos, exemplos prático, é só baixar, dá uma olhada no link abaixo:

Para facilitar ainda essa jornada de elaboração de sua visão de negócio tenho um curso totalmente gratuito que você pode acessar no link abaixo:

Índice de conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *