Início » Blog » Gestão Estratégica » 12 Vantagens da gestão financeira

12 Vantagens da gestão financeira

jun 25, 2021 | 0 Comentários

gestão financeira

Você sabia que muitos dos problemas de uma empresa poderiam ser solucionados com um bom controle financeiro? Essa ferramenta tem o objetivo de maximização do Lucro, aumentando valor de mercado do capital dos proprietários, devido essa grande relevância nos negócios abordaremos nesse “post” as 12 vantagens da gestão financeira.

Nesse artigo veremos:

Agora que levantamos as principais vantagens da gestão financeira o que acha de nos aprofundarmos em cada um desses conceitos, esse é o tema desse artigo, então vamos lá. 

vantagens da gestão financeira

1) Gerar resultado

Todo gestor deve ter em mente que nenhum negócio sobrevive sem gerar resultado e isso só acontece quando os esforços são aplicados nos processos críticos. O maior problema que vejo em consultorias é que a maioria dos líderes possuem dificuldade de identificar quais são as tarefas que mais agregam valor em sua rotina, com um bom controle é possível identificar quais são as atividades que geram resultado de fato para o negócio.

vantagens da gestão financeira
Informações precisas

2) Informações precisas

Um boa gestão permite que os gestores tenham acesso a informações detalhadas sobre o negócio, como a situação real da empresa, além disso, é possível ter acesso a relatórios que mostram o desempenho financeiro mensal, semestral ou anual do seu empreendimento. Logo abaixo disponibilizamos uma planilha de balanço patrimonial GRÁTIS, muito útil para organizar as finanças e gerar indicadores financeiros.

baixe grátis
vantagens da gestão financeira

3) Liquidez financeira

Uma das vantagens da gestão financeira mais importante é a Liquidez é ter dinheiro em caixa para pagar todas as obrigações  no momento que elas ocorrem, para que isso aconteça é importante um bom controle de caixa.

vantagens da gestão financeira

4) Reduzir a necessidade de capital de giro de terceiros

Muitas empresas possuem dependência do dinheiro dos bancos para manter sua operação, isso acontece devido uma desiquilíbrio entre os prazos de pagamento, recebimento e de estocagem, quem monitora esses indicadores possui uma dependência pequena desse tipo de capital de giro oneroso, a consequência é o aumento da alavancagem do negócio ou seja a empresa tem condições de crescer!

vantagens da gestão financeira

5) Reduzir custos

Quando não há um controle de finanças eficiente é comum não ter uma sobra no fim do mês, ou seja trabalha-se muito para pouco resultado, para quem possui um negócio com esse esse loop vicioso esta na hora de tomar uma ação!
Um exemplo de redução de custos financeiros é aumentar a utilização de operações como o PIX reduzindo em até 75% os custos de operações de movimentação financeira, mas não é só isso, com bons controles o gestor poderá identificar perdas financeiras e tomar ações para neutraliza-las.

vantagens da gestão financeira

6) Aumentar a rentabilidade

A rentabilidade é o último indicador de um negócio, ele é a soma de diversas contabilizações de receitas e descontos dos custos, despesas e impostos, o processo é extremante complexo, agora imagine monitorar isso sem possuir as ferramentas certas? Porém se a contabilidade possuir controles eficientes o negócio se tornará mais ágil e preciso.

vantagens da gestão financeira

7) Melhorar a saúde financeira do negócio

Um bom controle permite que as contas a pagar e a receber da empresa sejam organizadas de forma minuciosa, como por data, prioridade, categoria, fornecedor, cliente, etc.
Além disso, você nunca mais perderá o prazo de pagamento ou recebimento, economizando em pagamento de juro e reduzindo a necessidade de contratar capital de giro com bancos.

vantagens da gestão financeira

8) Reduzir a inadimplência

A pior perda de um negócio é de vender e não receber, por isso é necessário implantar boas práticas para que seja reduzido ao máximo esse tipo de perda.

vantagens da gestão financeira

9) Reduzir estoque

A maioria dos negócios não precisa de um elevado estoque para operar, porém quando temos muitos problemas de abastecimento a principal ação adotada é  inserir uma margem de segurança no nível do estoque mas isso tem um efeito danoso nas finanças, pois parte de seu capital de giro financia o estoque. Bons controles reduzem o seu nível e com isso diversos custos são reduzidos.

vantagens da gestão financeira

10) Tomada de decisões assertivas

Todo o trabalho de gerir a área financeira tem como objetivo disponibilizar a informação certa no momento certo para que seja possível tomar decisões baseadas em dados e não achismo.
Também é possível analisar o seu faturamento, quais produtos estão vendendo menos ou mais, quais despesas estão pesando mais no orçamento da empresa, entre muitas outras informações.

Ferramenta em Excel

11) Solução prática para iniciar os controles financeiros;

Portanto, em caso de necessidade de melhorar os controles financeiro é importante iniciar com os principais controles da gestão.

Nós do Instituto 6 Sigma desenvolvemos dois modelos de planilhas que podem ser usadas para calcular os indicadores financeiros, logo abaixo disponibilizamos uma planilhas de DRE.

baixe grátis
gestão efetiva

12) Eficiência da gestão financeira.

Para implantar  uma gestão financeira eficiente que reduza custos e alavanque as finanças do negócio é importante utilizar um método, por isso desenvolvemos um curso de Gestão Financeira, onde explicamos cada um dos fatores que influenciam nesse processo, com o intuito de entregar informações valiosas para construir uma Gestão de Finanças infalível. Acesse aqui o curso:

Matricule-se-já

currículo

Conheça o autor desse conteúdo: 

Alisson Hofmann iniciou sua jornada profissional administrando os negócios da família, posteriormente teve a oportunidade de ingressar em uma grande organização onde era responsável pela Gestão do Orçamento Matricial (um budget de R$2 bilhões), Planejamento Estratégico e pelos projetos de captura de resultado (Seis Sigma), atualmente é empresário, administrador de uma holding, sócio de um escritório jurídico com mais de 700 clientes ativos e fundador do Instituto 6 Sigma.

Implantou diversos sistemas de gestão em vários negócios, ministrou milhares de horas de treinamento e seus alunos já capturaram cerca de R$80 milhões de reais em projetos, impactando nas carreiras de centenas de profissionais.

Índice de conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *