Os desafios de um planejamento estratégico é ser prático, muitas organizações geram excelentes planos estratégicos, mas não conseguem tirar o planejamento do papel, enfrentando grandes desafios para transformar isso em ações práticas aplicáveis.
Já estudei muito sobre esse assunto, já li a maioria das bibliografias relacionadas e sabe o que todos em comum?
Todos esses livros são teóricos e ficam somente na etapa de planejamento. Não conheço nenhuma literatura nacional ou internacional que aborde como, de fato, fazemos para atingir o objetivo do planejamento estratégico na prático.
Isso por si só já justifica porque é tão difícil transformar a teoria em resultados, num modelo que ignora o sistema de execução, aí de fato, fica muito desafiador transformar teoria em prática.
Acesso rápido ao conteúdo desse post:
- Passo 1: Definição dos pilares do negócio para um planejamento estratégico prático.
- Passo 2: Análise financeira do negócio
- Passo 3: Análise competitiva do negócio para um planejamento estratégico prático.
- Passo 4: Posicionamento para o planejamento estratégico
- Passo 5: Definição estratégica
- Passo 6: Definição de projetos e plano de ação
- Passo 7- Sistema de medição de desempenho
Pensando numa solução após acompanhar a implantação do planejamentos estratégico, em grandes empresas, onde a complexidade do processo é gigante, criei a metodologia NEGÓCIO ESTRATÉGICO, uma verdadeira ACELERAÇÃO ESTRATÉGICA, que é estruturada em dois sistemas, um de planejamento e outro de execução.
Essa metodologia é baseada no DMAIC, um método americano, focado em resultados que nasceu junto com 6 sigma, um modelo muito robusto focado em como planejar, como executar e o mais importante como capturar o resultado por esse motivo é o único método com capacidade real de transforma a teoria em prática, contemplando 7 passos, que todo negócio precisa ter para poder decolar.

Passo 1: Definição dos pilares do negócio para um planejamento estratégico prático.
O primeiro passo para elaborar um planejamento estratégico prático é definir as estratégias básicas do negócio.
Não é possível construir uma casa sem ter fundação, se alguém tentar levantar uma parede sem ter uma base de sustentação ela cairá, assim acontece também nas empresas, se o gestor investir sem saber qual é o resultado esperado no longo prazo o empreendimento correrá sérios riscos de perpetuidade. Por esse motivo o primeiro passo é construir os pilares que sustentaram a estratégia, definindo as diretrizes gerais do empreendimento, os modelos de conduta, o tipo de negócio a ser desenvolvido e a filosofia da empresa, ou seja, a cultura organizacional, missão, visão e os valores.
Se você gostaria de definir a missão visão e valores de seu negócio, convido a baixar gratuitamente a ferramenta de definição de missão, visão e valores, com ela é possível criar estratégias básicas para um negócio.

Passo 2: Análise financeira do negócio
Para o lançamento de um ônibus espacial, antes de pensar em dar a ignição, é preciso avaliar se temos todos os recursos necessários para construir foguete. Da mesma forma que o foguete espacial não decola sem combustível uma empresa não vai longe se não gerar lucro. Por isso inseri uma etapa muito importante no método, a Análise Financeira nela vamos avaliar o risco de uma crise dificultar a execução de nossa estratégia e também a situação financeira do negócio, pois se a empresa está em um cenário desfavorável (dificuldade financeira) primeiro precisamos resolver esse problema criando um plano de recuperação financeira. Mas fica tranquilo temos um módulo que ensina como colocar a empresa no trilho novamente e gerar lucro no curto prazo, em caso de necessidade. Esse é um dos passos mais importantes para quem deseja elaborar um planejamento estratégico.
Se você gostaria de conhecer mais sobre a análise financeira o instituto desenvolveu uma planilha de DRE (demonstrativo do resultado do exercício) toda comentada, basta fazer o download grátis no link abaixo:

Passo 3: Análise competitiva do negócio para um planejamento estratégico prático.
A guerra fria entre Rússia e os EUA foi marcada pela competição na exploração espacial, sabia-se que os Russos tinham uma meta de levar um ser vivo ao espaço, já os EUA a definiram uma meta de visão muito audaciosa, levar um homem a Lua e trazê-lo de volta em segurança. Por esse motivo escolhi esse exemplo para explicar o que é análise competitiva. Na missão Apollo a Nasa não tinha nem ideia de como atingiria a meta de visão, sendo necessário trabalhar com cenários internos e externos. Nos cenários internos, havia um desbalanceamento entre pontos fracos e fortes, era praticamente impossível essa missão, sendo necessário criar um projeto de desenvolvimento tecnológico que ficou conhecido como projeto Gemini responsável pelo desenvolvimento de 11 protótipos até chegar a modelo Apollo 11 que realizou o pouso tripulado na Lua em 1969, sendo um marco na exploração espacial.
O que aconteceu com a missão Apollo também pode ser replicado em uma empresa através de uma análise competitiva. O primeiro passo é realizar uma diagnóstico de cenários internos e externos, definindo quais são as fraquezas, fortalezas e também as ameaças e oportunidades. Com essas análises é possível obter um diagnóstico muito completo de tudo que é preciso para atingir o sonho da visão de futuro, da mesma forma que o projeto Gemini fez para atingir o objetivo de desenvolver a tecnologia necessária para levar o homem até Lua. Portanto na Análise competitiva vamos abordar técnicas e ferramentas capazes de construir o seus propulsores para o atingimento de sua visão de futuro, sendo um passo muito importante para quem deseja elaborar um planejamento estratégico que gere resultado.

Passo 4: Posicionamento para o planejamento estratégico
Todo produto tem um ciclo de vida, por exemplo o auge da fita VHS foi a década de 90 sendo substituídas pelos DVD´s, nessa época tivemos as locadoras de filmes que exploraram o mercado por cerca de duas décadas, mas quando o DVD foi substituído pelas plataformas de streaming como Netflix houve um declínio acentuado no consumo, tirando do mercado esses empreendimentos. Por isso é muito importante conhecermos qual é o estágio de desenvolvimento do mercado de atuação para definirmos como nos posicionaremos para manter a geração de caixa. Na etapa de posicionamento estratégico priorizamos os fatores mais significativos da análise da cenários e com base nesse estudo podemos definir a postura estratégica atual mais recomendada para enfrentar as adversidades atuais do mercado.
Se você gostaria de elaborar um planejamento estratégico prático recomendamos fortemente a realizar um diagnóstico de sua empresa gratuitamente e descobrir qual é o posicionamento mais indicado para seu negócio, nossa recomendação é baixar nosso diagnóstico gratuito no link abaixo:

Passo 5: Definição estratégica
Para o lançamento de um foguete é necessário dois propulsores no primeiro estágio a meta é vencer a o atrito da atmosfera e ao atingir altitude inicia o segundo estágio, dando ignição ao segundo propulsor onde o ar é mais rarefeito tornando possível com menos energia atingir o objetivo final. Da mesma forma as empresas precisam de dois propulsores para tingir o objetivo da visão. O primeiro propulsor é responsável pela geração de caixa atual pois sem caixa uma empresa não sobrevive, essa é a estratégia de posicionamento frente ao mercado de atuação reforçando pontos fortes, reduzindo pontos fortes, neutralizando ameaças e aproveitando oportunidades, essa é uma estratégia do tipo “pé no chão”, já o segundo propulsor é a estratégia de competição nela temos a proposta de valor responsável pelo diferencial competitivo de um planejamento estratégico prático.

Passo 6: Definição de projetos e plano de ação
Imagine que um escalador defina como seu objetivo alcançar o topo do monte Everest, não tem como traçar uma rota direta para topo, o processo não é tão simples, o primeiro passo é definir metas intermediárias e planos de ações para cada objetivo, por exemplo para um montanista chegar ao cume da montanha a primeira ação é pegar um voo de São Paulo a Kathmandu que leva cerca de 32 horas, depois fazer uma conexão para Lukla, até aqui é a parte fácil, porém ao chegar ao acampamento base que fica a 5300m de altitude é necessário uma caminhada de 10 dias, muitos desistem na primeira dificuldade pois não estavam preparados para o desgaste físico associado a elevada altitude , mas a coisa complica mesmo é para chegar até o acampamento 4 há 8000m de altitude o deslocamento leva cerca de 6 dias e o trajeto final até o cume leva cerca de 8 horas, percebem que para alcançar o simples cume de uma montanha se faz necessário definir uma rota e metas para cada etapa intermediária, muito preparo e planejamento. Nas empresas para alcançarmos os sonho da visão é muito semelhante, não existe atalhos ou uma rota simples e direta ao sonho da visão, precisamos criar degraus ou metas intermediárias da mesma forma que os montanhistas fazem. O método utilizado para essa transformação é baseado em metas globais, específicas (projeto) e planos de ações.
Se você gostaria de uma ajudinha para elaborar um plano de ação para um planejamento estratégico prático, corre e se inscreva em nossa lista de espera para sessões estratégicas gratuitas, mensalmente realizamos sessões gratuitas, basta se inscrever no link abaixo:

Passo 7: Sistema de medição de desempenho
Para um montanhista chegar ao topo da montanha é necessário estabelecer metas e principalmente monitorar sua evolução, esse pessoal usa o cronometro e altímetro para acompanhar seu trajeto, assim ele saberá se tudo está indo bem, da mesma forma as empresas também precisam acompanhar sua trajetória rumo ao sucesso, para isso após a definição dos projetos (metas e planos de ações) precisamos implantar um sistema de monitoramento do planejamento estratégico baseado em indicadores, nada de subjetividade os números não mentem, assim podemos avaliar se a empresa está no caminho certo e corrigir o percurso se necessário.
Após esses 7 passos é possível elaborar um planejamento estratégico prático, é assim que as grandes organizações atingem suas metas estratégias transformando o sonho de futuro em realidade, essa é a proposta do curso negócio estratégico.
Gostaria de sessão estratégia gratuita onde um especialista vai ajudar a criar os propulsores estratégicos para que a empresa aumente seus resultados?
Muitos gestores ficam travados sem saber como impulsionar as empresas para gerar mais resultados, pensando nisso o instituto 6 sigma criou um programa de assessoria gratuita, que chamamos de sessão estratégica, nela ajudamos a gestores a criar um plano de ação para alavancar seus resultados, esse é um programa totalmente grátis porém são reservadas somente algumas vagas por mês ao programa, se você gostaria de se candidatar a uma sessão estratégica basta clicar no link logo abaixo:
Gostaria de uma ajuda para definir as estratégias básicas de um negócio?
Definir as estratégias básicas de como se posicionar no mercado é uma grande dúvida de muitos gestores por esse motivo o Instituto 6 Sigma desenvolveu um curso totalmente gratuito que ensina definir as estratégias básicas para criar um negócio de sucesso. Se você se interessou clique no link logo abaixo.
Índice de conteúdo


Nós acreditamos que conhecimento é o bem mais precioso da humanidade e por isso deve ser compartilhado, pensando nisso, desenvolvemos um espaço, muito especial em nosso site, para compartilhar vários materiais gratuitos para você, clique no botão logo abaixo para conhecer esse projeto.

Alisson Hofmann é apaixonado por Excelência Operacional. Sua especialidade é a resolução de problemas e superação de desafios, pois ele acredita que a aplicação do método proporciona a redução custos e aumento de receitas, seja no seu negócio ou na sua carreira. Seu objetivo é impactar no máximo de pessoas possíveis, sejam empresários, aspirantes a empreendedores ou profissionais que estejam insatisfeitos com seus resultados.





0 comentários