Os desafios de um planejamento estratégico é ser prático, muitas organizações geram excelentes planos estratégicos, mas não conseguem tirar o planejamento do papel, enfrentando grandes desafios para transformar isso em ações práticas aplicáveis.
Já estudei muito sobre esse assunto, já li a maioria das bibliografias relacionadas e sabe o que todos em comum?
Todos esses livros são teóricos e ficam somente na etapa de planejamento. Não conheço nenhuma literatura nacional ou internacional que aborde como, de fato, fazemos para atingir o objetivo do planejamento estratégico na prático.
Isso por si só já justifica porque é tão difícil transformar a teoria em resultados, num modelo que ignora o sistema de execução, aí de fato, fica muito desafiador transformar teoria em prática.
Acesso rápido ao conteúdo desse post:
- Passo 1: Definição dos pilares do negócio para um planejamento estratégico prático.
- Passo 2: Análise financeira do negócio
- Passo 3: Análise competitiva do negócio para um planejamento estratégico prático.
- Passo 4: Posicionamento para o planejamento estratégico
- Passo 5: Definição estratégica
- Passo 6: Definição de projetos e plano de ação
- Passo 7- Sistema de medição de desempenho
Pensando numa solução após acompanhar a implantação do planejamentos estratégico, em grandes empresas, onde a complexidade do processo é gigante, criei a metodologia NEGÓCIO ESTRATÉGICO, uma verdadeira ACELERAÇÃO ESTRATÉGICA, que é estruturada em dois sistemas, um de planejamento e outro de execução.
Essa metodologia é baseada no DMAIC, um método americano, focado em resultados que nasceu junto com 6 sigma, um modelo muito robusto focado em como planejar, como executar e o mais importante como capturar o resultado por esse motivo é o único método com capacidade real de transforma a teoria em prática, contemplando 7 passos, que todo negócio precisa ter para poder decolar.
Passo 1: Definição dos pilares do negócio para um planejamento estratégico prático.
O primeiro passo para elaborar um planejamento estratégico prático é definir as estratégias básicas do negócio.
Não é possível construir uma casa sem ter fundação, se alguém tentar levantar uma parede sem ter uma base de sustentação ela cairá, assim acontece também nas empresas, se o gestor investir sem saber qual é o resultado esperado no longo prazo o empreendimento correrá sérios riscos de perpetuidade. Por esse motivo o primeiro passo é construir os pilares que sustentaram a estratégia, definindo as diretrizes gerais do empreendimento, os modelos de conduta, o tipo de negócio a ser desenvolvido e a filosofia da empresa, ou seja, a cultura organizacional, missão, visão e os valores.
Se você gostaria de definir a missão visão e valores de seu negócio, convido a baixar gratuitamente a ferramenta de definição de missão, visão e valores, com ela é possível criar estratégias básicas para um negócio.
Passo 2: Análise financeira do negócio
Para o lançamento de um ônibus espacial, antes de pensar em dar a ignição, é preciso avaliar se temos todos os recursos necessários para construir foguete. Da mesma forma que o foguete espacial não decola sem combustível uma empresa não vai longe se não gerar lucro. Por isso inseri uma etapa muito importante no método, a Análise Financeira nela vamos avaliar o risco de uma crise dificultar a execução de nossa estratégia e também a situação financeira do negócio, pois se a empresa está em um cenário desfavorável (dificuldade financeira) primeiro precisamos resolver esse problema criando um plano de recuperação financeira. Mas fica tranquilo temos um módulo que ensina como colocar a empresa no trilho novamente e gerar lucro no curto prazo, em caso de necessidade. Esse é um dos passos mais importantes para quem deseja elaborar um planejamento estratégico.
Se você gostaria de conhecer mais sobre a análise financeira o instituto desenvolveu uma planilha de DRE (demonstrativo do resultado do exercício) toda comentada, basta fazer o download grátis no link abaixo:
Passo 3: Análise competitiva do negócio para um planejamento estratégico prático.
A guerra fria entre Rússia e os EUA foi marcada pela competição na exploração espacial, sabia-se que os Russos tinham uma meta de levar um ser vivo ao espaço, já os EUA a definiram uma meta de visão muito audaciosa, levar um homem a Lua e trazê-lo de volta em segurança. Por esse motivo escolhi esse exemplo para explicar o que é análise competitiva. Na missão Apollo a Nasa não tinha nem ideia de como atingiria a meta de visão, sendo necessário trabalhar com cenários internos e externos. Nos cenários internos, havia um desbalanceamento entre pontos fracos e fortes, era praticamente impossível essa missão, sendo necessário criar um projeto de desenvolvimento tecnológico que ficou conhecido como projeto Gemini responsável pelo desenvolvimento de 11 protótipos até chegar a modelo Apollo 11 que realizou o pouso tripulado na Lua em 1969, sendo um marco na exploração espacial.
O que aconteceu com a missão Apollo também pode ser replicado em uma empresa através de uma análise competitiva. O primeiro passo é realizar uma diagnóstico de cenários internos e externos, definindo quais são as fraquezas, fortalezas e também as ameaças e oportunidades. Com essas análises é possível obter um diagnóstico muito completo de tudo que é preciso para atingir o sonho da visão de futuro, da mesma forma que o projeto Gemini fez para atingir o objetivo de desenvolver a tecnologia necessária para levar o homem até Lua. Portanto na Análise competitiva vamos abordar técnicas e ferramentas capazes de construir o seus propulsores para o atingimento de sua visão de futuro, sendo um passo muito importante para quem deseja elaborar um planejamento estratégico que gere resultado.
Passo 4: Posicionamento para o planejamento estratégico
Todo produto tem um ciclo de vida, por exemplo o auge da fita VHS foi a década de 90 sendo substituídas pelos DVD´s, nessa época tivemos as locadoras de filmes que exploraram o mercado por cerca de duas décadas, mas quando o DVD foi substituído pelas plataformas de streaming como Netflix houve um declínio acentuado no consumo, tirando do mercado esses empreendimentos. Por isso é muito importante conhecermos qual é o estágio de desenvolvimento do mercado de atuação para definirmos como nos posicionaremos para manter a geração de caixa. Na etapa de posicionamento estratégico priorizamos os fatores mais significativos da análise da cenários e com base nesse estudo podemos definir a postura estratégica atual mais recomendada para enfrentar as adversidades atuais do mercado.
Se você gostaria de elaborar um planejamento estratégico prático recomendamos fortemente a realizar um diagnóstico de sua empresa gratuitamente e descobrir qual é o posicionamento mais indicado para seu negócio, nossa recomendação é baixar nosso diagnóstico gratuito no link abaixo:
Passo 5: Definição estratégica
Para o lançamento de um foguete é necessário dois propulsores no primeiro estágio a meta é vencer a o atrito da atmosfera e ao atingir altitude inicia o segundo estágio, dando ignição ao segundo propulsor onde o ar é mais rarefeito tornando possível com menos energia atingir o objetivo final. Da mesma forma as empresas precisam de dois propulsores para tingir o objetivo da visão. O primeiro propulsor é responsável pela geração de caixa atual pois sem caixa uma empresa não sobrevive, essa é a estratégia de posicionamento frente ao mercado de atuação reforçando pontos fortes, reduzindo pontos fortes, neutralizando ameaças e aproveitando oportunidades, essa é uma estratégia do tipo “pé no chão”, já o segundo propulsor é a estratégia de competição nela temos a proposta de valor responsável pelo diferencial competitivo de um planejamento estratégico prático.
Passo 6: Definição de projetos e plano de ação
Imagine que um escalador defina como seu objetivo alcançar o topo do monte Everest, não tem como traçar uma rota direta para topo, o processo não é tão simples, o primeiro passo é definir metas intermediárias e planos de ações para cada objetivo, por exemplo para um montanista chegar ao cume da montanha a primeira ação é pegar um voo de São Paulo a Kathmandu que leva cerca de 32 horas, depois fazer uma conexão para Lukla, até aqui é a parte fácil, porém ao chegar ao acampamento base que fica a 5300m de altitude é necessário uma caminhada de 10 dias, muitos desistem na primeira dificuldade pois não estavam preparados para o desgaste físico associado a elevada altitude , mas a coisa complica mesmo é para chegar até o acampamento 4 há 8000m de altitude o deslocamento leva cerca de 6 dias e o trajeto final até o cume leva cerca de 8 horas, percebem que para alcançar o simples cume de uma montanha se faz necessário definir uma rota e metas para cada etapa intermediária, muito preparo e planejamento. Nas empresas para alcançarmos os sonho da visão é muito semelhante, não existe atalhos ou uma rota simples e direta ao sonho da visão, precisamos criar degraus ou metas intermediárias da mesma forma que os montanhistas fazem. O método utilizado para essa transformação é baseado em metas globais, específicas (projeto) e planos de ações.
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Passo 7: Sistema de medição de desempenho
Para um montanhista chegar ao topo da montanha é necessário estabelecer metas e principalmente monitorar sua evolução, esse pessoal usa o cronometro e altímetro para acompanhar seu trajeto, assim ele saberá se tudo está indo bem, da mesma forma as empresas também precisam acompanhar sua trajetória rumo ao sucesso, para isso após a definição dos projetos (metas e planos de ações) precisamos implantar um sistema de monitoramento do planejamento estratégico baseado em indicadores, nada de subjetividade os números não mentem, assim podemos avaliar se a empresa está no caminho certo e corrigir o percurso se necessário.
Após esses 7 passos é possível elaborar um planejamento estratégico prático, é assim que as grandes organizações atingem suas metas estratégias transformando o sonho de futuro em realidade, essa é a proposta do curso negócio estratégico.
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Muitos gestores ficam travados sem saber como impulsionar as empresas para gerar mais resultados, pensando nisso o instituto 6 sigma criou um programa de assessoria gratuita, que chamamos de sessão estratégica, nela ajudamos a gestores a criar um plano de ação para alavancar seus resultados, esse é um programa totalmente grátis porém são reservadas somente algumas vagas por mês ao programa, se você gostaria de se candidatar a uma sessão estratégica basta clicar no link logo abaixo:
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Definir as estratégias básicas de como se posicionar no mercado é uma grande dúvida de muitos gestores por esse motivo o Instituto 6 Sigma desenvolveu um curso totalmente gratuito que ensina definir as estratégias básicas para criar um negócio de sucesso. Se você se interessou clique no link logo abaixo.
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