Início » Blog » Gestão da Manutenção » O que é Gestão de Manutenção?

O que é Gestão de Manutenção?

mar 25, 2021 | 0 Comentários

gestão de manutenção

Você sabe o que é gestão de manutenção? É um programa fundamental para o aumento da disponibilidade dos equipamentos, afinal, mesmo as melhores ideias, orquestradas pelos mais capacitados profissionais, podem fracassar caso não haja um gerenciamento da manutenção realizado de maneira minuciosa e articulada. E para que isso não ocorra, é necessário que se implemente uma metodologia de gestão. Dá uma olhada no vídeo logo abaixo, nele explicamos de forma detalhada:

Nesse artigo veremos:

Crenças da manutenção

A maioria das empresas acreditam que a manutenção deve ser realizada quando um equipamento para de funcionar, e por consequência, manutenção se torna sinônimo de custos extras. Mas esse processo não precisaria ser assim, se eu lhe contar que existe um programa que evita que a falha ou quebra de máquina ocorra, não seria genial?
Além de a máquina ficar mais tempo produzindo, ainda poderíamos economizar uma boa grana.

O que é gestão de manutenção

Gestão da manutenção é um conjunto de técnicas indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção. Em suma, manutenção é atuar no sistema como um todo, com o objetivo de evitar quebras e/ou paradas na produção, bem como garantir a qualidade planejada dos produtos.

Oito consequências de falhas na gestão de manutenção

É bem simples identificar uma empresa onde a gestão da manutenção não ocorre ou é falha, pois gera consequências para a organização como um todo. Dentre elas podemos destacar:
• Paradas da produção não previstas;
• Atrasos na produção;
• Aumento dos custos;
• Aumento do risco de acidentes;
• Perda na lucratividade da empresa;
• Não atendimento de prazos acordados;
• Insatisfação dos clientes;
• Perdas de contratos, entre várias outras consequências subsequentes dessas.

Paradigma da manutenção

O grande paradigma da manutenção nas empresas que não possuem programas para neutralização desse problemas a cultura de “apagar incêndio” acaba imperando. Ou seja, atuar apenas quando ocorre a quebra da máquina, a parada da produção, o que gera uma manutenção de emergência e acaba por gerar um custo muito mais elevado do que se tivesse sido realizado um planejamento da manutenção.

Boas práticas de manutenção

Durante minha jornada profissional era comum eu realizar vários projetos para resolver problemas de manutenção, acho que já devo ter realizado mais de uma centenas de projetos e independente do tamanho da empresa esse problema sempre está presente, basta ter um máquina. Uma dica preciosa que posso compartilhar é que a principal falhar de um conjunto mecânico está relacionado à lubrificação, o atrito é o maior inimigo de um equipamento, ele gera desgaste e reduz drasticamente a vida útil do equipamento, para os que gostariam de se aprofundar nesse assunto temos um curso muito útil.

A importância do atrito na manutenção


Você sabia que a função da lubrificação é substituir o atrito entre duas superfícies pelo atrito entre as moléculas de um lubrificante e isso é muito importante para que seja possível reduzir o nível de desgaste entre dois componentes mecânicos, visto que associado ao atrito podemos ter a redução da vida útil de componentes o que aumenta significativamente o custo da manutenção, dá uma olhada no artigo abaixo, nele abordo a importância do atrito na lubrificação.

Sobre o autor

Alisson Hofmann

Alisson Hofmann iniciou sua jornada profissional administrando os negócios da família, posteriormente teve a oportunidade de ingressar em uma grande organização onde era responsável pela Gestão do Orçamento Matricial (um budget de R$2 bilhões), Planejamento Estratégico e pelos projetos de captura de resultado (Seis Sigma), atualmente é empresário, administrador de uma holding, sócio de um escritório jurídico com mais de 700 clientes ativos e fundador do Instituto 6 Sigma.

Implantou diversos sistemas de gestão em vários negócios, ministrou milhares de horas de treinamento e seus alunos já capturaram cerca de R$80 milhões de reais em projetos, impactando nas carreiras de centenas de profissionais.

Índice de conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *