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Características essenciais de um estrategista

nov 19, 2021 | 0 Comentários

ESTRATEGISTA

Estrategista de mercado é um profissional focado em alavancar os resultados de uma organização, por esse motivo eles tem acesso a alta direção, nesse post vou compartilhar 5 características essenciais para um bom estrategista.

Acesso rápido ao conteúdo desse post:

#1 O estrategista de mercado sabe transformar teoria em prática

 A teoria acadêmica não serve para nadas se não for colocada em em prática gerando resultados reais.

Muitas organizações geram excelentes planos estratégicos, mas não conseguem tirar o planejamento do papel, enfrentando grandes desafios para transformar isso em ações práticas aplicáveis.

Já estudei muito sobre esse assunto, já li a maioria das bibliografias relacionadas e sabe o que todos em comum? 

Todos esses livros são teóricos e ficam somente na etapa de planejamento. Não conheço nenhuma literatura nacional ou internacional que aborde como, de fato, fazemos para atingir o objetivo do planejamento estratégico na prático.

Isso por si só já justifica porque é tão difícil transformar a teoria em resultados, num modelo que ignora o sistema de execução, aí de fato, fica muito desafiador transformar teoria em prática.

#2- São disputado pelo mercado

Sinto lhe dizer mas a faculdade não te prepara para o mercado de trabalho! Muitos acreditam que uma das maneiras de entrar no mercado de trabalho facilmente  ou receber uma promoção é ter cada vez mais capacitações. Eu também acreditava nisso, fiz graduação, pós graduação, MBA, e depois investi em cursos de extensão acrescentando mais de 6000h em diversas áreas do conhecimento. E mesmo após todo esse investimento não conseguia trocar de função ou uma promoção. Isso me deixou muito angustiado, sabia que o conhecimento adquirido tinha um grande valor mas o mercado de trabalho não o reconhecia.

Para entender a causa precisei realizar uma grande reflexão, que vou compartilhar com você. Quando eu era “funcionário” e pensava como “funcionário”, fazia minha jornada de trabalho, não chegava atrasado, realizava todas as entregas acordadas, com a melhor qualidade possível, sendo o comportamento esperado de um bom colaborador, por isso os donos, acionistas me tratavam como um “bom funcionário” mas não estavam dispostos a aumentar o meu salário, pois todo aumento de custo reduz o lucro da empresa, é assim que o dono pensa! E não importa quando você invista em treinamentos ou capacitações o MINDSET do DONO não muda!

Isso não quer dizer que o proprietário da empresa é um “cara ruim” que só pensa no  lucro, as preocupações de quem tem um negócio são muito maiores, se ele não controlar o seu caixa, a coisa desanda e aí não é possível manter os colaboradores, é uma questão de sobrevivência, o que justifica esse comportamento.

Esse é o principal motivo do DONO torcer o nariz e te enrolar quando você pede um aumento, pois esse processo é igual a nadar contra maré, não importa seu esforço, quantos cursos fez, na cabeça do DONO para você ganhar mais ELE precisa ganhar MENOS… a conta nunca fecha… Por isso precisei radicalizar meu MINDSET para de ESTRATEGISTA.

Se você gostaria de ser valorizado na sua empresa precisa fazer a entrega certa, o DONO não está nem aí se você faz milhares de horas de treinamento, ele quer somente uma coisa, MAIS LUCRO!

Agora, se você conseguir aumentar os resultados da empresa, a conversa será totalmente diferente, não haverá barreiras para dificultar seu crescimento profissional, quando você pede aumento o DONO fica com medo de perder uma parte de seu lucro e te paga na hora o aumento, não porque gosta de você, ou reconhece todo seu esforço em treinamento, mas porque você tem o mesmo MINDSET dele e sabe aumentar o LUCRO dele, simples assim!

Após ter esse entendimento procurei capacitações focadas no mesmo MINDSET DE ESTRATEGISTA, ou seja que ensinem como aumentar o lucro da empresa! Infelizmente não encontrei nada no Brasil que ensinasse isso, aqui as faculdades são teóricas e pouco práticas!

Por esse motivo procurei me capacitar com consultorias internacionais, apliquei todo o conhecimento na empresa que eu trabalhava, em 2008 essa empresa tinha um lucro de 120 milhões, apresentei para o CEO um projeto para aumentar o lucro para 350 milhões em 5 anos, quando fiz isso o CEO no primeiro momento me questionou o que eu estava propondo e como faria isso, mostrei para ele um time-line e um cronograma de implantação onde explicava tudo em detalhes, o CEO adorou a proposta e aceitou o desafio.

Após implantar meu cronograma e capturar o resultado, meu nome ficou conhecido até pelos acionistas, o próximo passo foi anunciar que iria sair, devido não estar contente com meu salário, os DONOS não estavam dispostos em abrir mão de um funcionário com MINDSET DE ESTRATEGISTA e me fizeram uma proposta para eu ficar, criaram uma CARREIRA EM Y, um programa de crescimento profissional para colaboradores de alto resultado, o RH usa esse artifício para tratar as famosas ANAMOLIA DA TABELA DE CARGOS E SALÁRIOS, que são caracterizadas por funções que não possuem precificação comparável, e de fato as empresas nunca contrataram um DONO! E foi assim que eu não precisei mais seguir as regras normais de crescimento profissional!

#3 Aumentam resultado

Para gerar valor a estratégia mais antiga é a redução de custos ou aumento de receitas, simples assim!

Muitos gestores vivem apagando incêndios, ou seja, trabalhando de segunda a segunda, com cargas horárias superiores a 12h por dia. Com isso vendem muito, mas lucram pouco, não conseguindo gerar o resultado de caixa esperado. Para uma empresa crescer não existe fórmula mágica, ela precisa ter lucro, nenhum negócio decola somente com boas intenções, e por esse motivo, após definirmos para onde queremos ir, precisamos construir a estrada, e esse caminho é baseado na capacidade real de investimento do negócio. Quando os gestores são focados somente no operacional e deixam de lado o caixa da empresa, o sonho de futuro acaba se distanciando

#4 Um estrategista sabe tirar a estratégia do papel e transforma-la em resultado

O maior problema não é criar um plano estratégico bom, a coisa complica mesmo é na hora de executar, esse é o momento que o negócio desanda.

Ao conversar com centenas de CEO´s, gerentes e donos de empresas, diagnostiquei uma grande angústia relacionada a planos estratégicos teóricos: são excelentes no papel, mas quando colocados em prática, a coisa desanda, e o pessoal fica totalmente perdido. De fato essa é uma das etapas mais delicadas, a maioria dos gestores não conseguem desdobrar a teoria em ações que gerem resultado. Por esse motivo é importante ter um modelo de direcionamento claro, baseado em ações práticas, (onde você vai gerenciar? O que fazer e como fazer?) transformando o planejamento estratégico em lucro, e ainda engajando a equipe.
Quando se trata de tirar a estratégia do papel não existe atalhos ou uma rota simples, precisamos criar degraus ou metas intermediárias (específicas) e planos com ações práticas.

#5- Possui foco no resultado

O desalinhamento de objetivos é uma das principais causa de fracassos de planos de crescimento, por isso quem foca no resultado já está a um passo de alcança-lo;.

Muitos gestores não sabem exatamente como passar o planejamento para a equipe, nem como acompanhar se estão sendo executados corretamente no dia a dia, além disso, não sabem também como mensurar os resultados, e tudo isso acaba afastando o sucesso empresarial, gerando frustrações.
Os gestores se sentem sobrecarregados com todo o peso de atingir a estratégia sozinhos, enfrentando muita dificuldade em fazer com que a equipe consiga implementar todo planejamento de forma consistente. Por esse motivo precisamos implantar um sistema de monitoramento do planejamento estratégico baseado em indicadores. Nada de subjetividade, já que os números não mentem, sendo fundamental ter planilhas automatizadas, controles de acompanhamento baseado em indicadores, que vão te mostrar se você está indo no caminho certo. Essa é uma forma inteligente de dividir a carga do objetivo estratégico por todos os colaboradores da organização.

Ou seja 50% do seu tempo deve focar na estratégia e 50% no operacional, se esses tempos não estiverem assim, é um sinal que tem algo errado.

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