Para explicar o que é um propulsor estratégico, farei uma analogia com a corrida espacial e as estratégias usadas para transformar o sonho de exploração em realidade mesmo não tendo tecnologia e nem ideia de como fariam tal proeza.
Quando temos um negócio e traçamos objetivos de longo prazo também não sabemos naquele instante como vamos capturar o resultado, mas com planejamento e um bom plano de execução, o sonho pode se transformar em realidade e foi isso que aconteceu em 1969 quando a NASA conseguiu fincar uma bandeira no solo lunar. Vamos relembrar esse marco tão importante em nossa história?
Acesso rápido ao conteúdo desse post:
- 1Tudo começa com a definição de um meta desafiadora
- A importância do diagnóstico estratégico
- O primeiro propulsor estratégico de um negócio
- O segundo propulsor estratégico de um negócio
- Como criar um propulsor estratégico para o negócio decolar?
- Gostaria de sessão estratégia gratuita onde um especialista vai ajudar a criar os propulsores estratégicos para que a empresa aumente seus resultados?
- Gostaria de uma ajuda para definir as estratégias básicas de um negócio?
Tudo começa com a definição de um meta desafiadora
A guerra fria entre Rússia e os EUA foi marcada pela competição na exploração espacial, sabia-se que os Russos tinham uma meta de levar um ser vivo ao espaço, já os EUA a definiram uma meta de visão muito audaciosa, levar um homem a Lua e trazê-lo de volta em segurança. Na missão Apollo a Nasa não tinha nem ideia de como atingiria a meta de visão, sendo necessário trabalhar com cenários internos e externos.
A importância do diagnóstico estratégico
No diagnóstico estratégico, os cenários internos, havia um desbalanceamento entre pontos fracos e fortes, era praticamente impossível essa missão, sendo necessário criar um projeto de desenvolvimento tecnológico que ficou conhecido como projeto Gemini responsável pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras sendo construído 11 protótipos até chegar a modelo Apollo 11 que realizou o pouso tripulado na Lua em 1969, sendo um marco na exploração espacial.
O que aconteceu com a missão Apollo também pode ser replicado em uma empresa através de uma análise competitiva. O primeiro passo é realizar uma diagnóstico de cenários internos e externos, definindo quais são as fraquezas, fortalezas e também as ameaças e oportunidades. Com essas análises é possível obter um diagnóstico muito completo de tudo que é preciso para atingir o sonho da visão de futuro, da mesma forma que o projeto Gemini fez para atingir o objetivo de desenvolver a tecnologia necessária para levar o homem até Lua. Portanto a análise competitiva abordar técnicas e ferramentas capazes de construir o propulsores para o atingimento da visão de futuro.
O primeiro propulsor estratégico de um negócio
Após realizar o diagnóstico estratégico, pode-se estabelecer o primeiro propulsor estratégico que é responsável pela geração de caixa atual pois sem caixa uma empresa não sobrevive, essa é a estratégia de posicionamento frente ao mercado de atuação reforçando pontos fortes, reduzindo pontos fortes, neutralizando ameaças e aproveitando oportunidades, essa é uma estratégia do tipo “pé no chão”,
Da mesma forma que o primeiro propulsor de um foguete é a etapa mais crítica no sucesso de um lançamento, os processos de operação, planejamento e controle financeiro da empresa são as etapas mais importantes para manutenção de resultados e perpetuidade da organização.
O objetivo dessa etapa é olhar para o hoje, mantendo a geração de caixa atual da empresa e não destruindo imediatamente o presente em prol do futuro, tornando possível a perpetuidade do negócio na sua geração de caixa. Mas após a organização romper a linha de Karman dos negócios, garantindo a sua sustentabilidade, vem o segundo macro objetivo.
O segundo propulsor estratégico de um negócio
No caso dos foguetes o segundo estágio é mais leve, pois ele passa a operar em grandes altitudes, onde a atmosfera é muito mais rarefeita. Quando o segundo estágio é iniciado, os foguetes desprendem-se de diversas carenagens, bem como do escudo térmico pontiagudo que protege sua carga principal.
Isso acontece também nos negócios, após a consolidação de um empresa no mercado o processo fica mais fácil, existe um fluxo de caixa constante, é possível se planejar mas o crescimento não é garantido, pois há inúmeros casos de empresas muito bem consolidadas que “quebraram” devido adotarem postura míopes em relação as suas estratégias, a mesma coisa aconteceu com foguetes, temos diversos relatos de explosões do segundo estágio devido falhas simples que foram negligenciadas comprometendo as missões.
Como criar um propulsor estratégico para o negócio decolar?
Já vimos que para o lançamento de um foguete é necessário dois propulsores no primeiro estágio a meta é vencer a o atrito da atmosfera e ao atingir altitude inicia o segundo estágio, dando ignição ao segundo propulsor onde o ar é mais rarefeito tornando possível com menos energia atingir o objetivo final. Da mesma forma as empresas precisam de dois propulsores para tingir o objetivo da visão.
Nesse contexto surge a análise competitiva gerando o primeiro propulsor, que é responsável pela geração de caixa atual pois sem caixa uma empresa não sobrevive, essa é a estratégia de posicionamento frente ao mercado de atuação reforçando pontos fortes, reduzindo pontos fortes, neutralizando ameaças e aproveitando oportunidades, essa é uma estratégia do tipo “pé no chão”, já o segundo propulsor é a estratégia de competição nela temos a proposta de valor responsável pelo diferencial competitivo.
Gostaria de sessão estratégia gratuita onde um especialista vai ajudar a criar os propulsores estratégicos para que a empresa aumente seus resultados?
Muitos gestores ficam travados sem saber como impulsionar as empresas para gerar mais resultados, pensando nisso o instituto 6 sigma criou um programa de assessoria gratuita, que chamamos de sessão estratégica, nela ajudamos a gestores a criar um plano de ação para alavancar seus resultados, esse é um programa totalmente grátis porém são reservadas somente algumas vagas por mês ao programa, se você gostaria de se candidatar a uma sessão estratégica basta clicar no link logo abaixo:
Gostaria de uma ajuda para definir as estratégias básicas de um negócio?
Definir as estratégias básicas de como se posicionar no mercado é uma grande dúvida de muitos gestores por esse motivo o Instituto 6 Sigma desenvolveu um curso totalmente gratuito que ensina definir as estratégias básicas para criar um negócio de sucesso. Se você se interessou clique no link logo abaixo.
Índice de conteúdo
0 comentários