Início » Blog » Gestão Estratégica » O que é postura estratégica, quais os tipos e exemplos

O que é postura estratégica, quais os tipos e exemplos

nov 19, 2021 | 0 Comentários

postura estratégica

A postura estratégica de uma empresa é estabelecida pela fase que o negócio se encontra sendo muito importante para gerar estratégias viáveis para desempenhar a missão empresarial. Tem como finalidade orientar o estabelecimento de políticas e estratégias de médios e longos prazos para a empresa, a partir da missão enunciada, para se atingir a visão de futuro do empreendimento.

Acesso rápido ao conteúdo

Assim procedendo, ao perceber que uma Força pode estrategicamente ser utilizada para aproveitar uma Oportunidade, vemos que há uma inter-relação, do mesmo modo identificamos uma inter-relação ao concluir que uma Fraqueza está potencializando uma Ameaça. O mesmo raciocínio vale ao avaliar se uma Fraqueza está impedindo o aproveitamento de uma Oportunidade ou se uma Força pode ser usada para neutralizar uma Ameaça. As inter-relações existentes ainda podem ser classificadas quanto a seu grau. O quadrante da matriz com a maior quantidade de inter-relações, de graus mais elevados, representa a postura estratégica apropriada ao contexto atual da organização.

Para obter a postura estratégica é necessário realizar o cruzamento dos fatores mais significativos da matriz swot.

O instituto desenvolveu uma ferramenta que faz exatamente isso, através de um diagnóstico rápido nossa ferramenta apresenta um diagnóstico completo da postura estratégica.

Postura de crescimento

O quadrante representado pelo cruzamento das fraquezas x Oportunidades corresponde à fase de crescimento. A fase de crescimento é a infância da organização, é aquela em que todo novo empreendimento inicia sua caminhada, mas também o primeiro momento de um novo ciclo de vida estabelecido para uma organização já estabelecida. Nessa fase as fraquezas se sobrepõem às forças e existem mais oportunidades do que ameaças.

Como Thomas Edison aplicou a postura estratégica de crescimento que resultou na criação de Hollywood.

 O mercado de entretenimento começou com a invenção do fonógrafo em 1887, feita por Thomas Edison, na sequência o inventor desenvolveu um dispositivo que gravava uma série de imagens que, se fossem exibidas em rápida sequência, pareciam ter movimento, sendo criada a primeira câmera de vídeo que devido seu preço elevado foi comercializada para a indústria cinematográfica. Mas Thomas exagerou na sua estratégia, após patentear seus dispositivo criou a Motion Picture Patents Company, um órgão fiscalizador que focava em como o usuário utilizava sua invenção, cobrando royalties dos filmes produzidos. Em 1912, surgiram as grandes empresas cinematográficas que se instalaram perto de Nova Jersey, próximo da Motion Pictures, mas mesmo assim os cineastas eram frequentemente processados para interromper suas produções, Thomas queria cobrar os royalties durante o processo de produção do filme o que inviabilizava o mercado, pois o retorno desse setor era somente no lançamento. Para escapar do controle regulamentário de Thomas Edison, os cineastas começaram a se mudar para o oeste, onde as tentativas de reforçar as patentes de Edison eram mais facilmente evitadas, fixando em uma nova cidade que possuía terrenos baratos a venda, Hollywood. A partir de 1930 o mercado cinematográfico cresceu expressivamente consolidando a fase de crescimento do mercado de entretenimento. Mas para Thomas Edição isso não foi bom, pois suas patentes perderam o valor só porque ele exagerou em sua estratégia, nessa fase o ambiente estará proporcionando situações favoráveis que poderão se transformar em oportunidades, o único cuidado é que não podemos exagerar. Por esse motivo o Instituto 6 Sigma desenvolveu um curso totalmente gratuito que ensina definir ou reavaliar a missão visão e valores para criar um negócio de sucesso. Se você se interessou clique na aba “Sugestões” e aproveite essa oportunidade.

Postura de desenvolvimento

O quadrante representado pelo cruzamento das Forças x Oportunidades corresponde à fase de Desenvolvimento que corresponde à adolescência do empreendimento em seu ciclo de vida. Nessa fase as forças as sobressaem sobre as fraquezas e continuam existindo mais oportunidades do que ameaças. A recomendação é que a empresa leve as suas estratégias bem próximo do limite mas sem exagerar.

estratégia de tiket baixo

Como as plataformas de streaming aplicaram a postura estratégica de desenvolvimento e dominaram o mercado de entretenimento.

 Quando as plataformas de streaming de filme começaram a expandir, os principais estúdios e produtoras como Disney, Warner, Universal, aproveitaram a distribuição barata para criar incentivos para o desenvolvimento desse mercado, o que resultou na extinção das locadoras de filme em DVD, porém essa ação apesar de ser extremamente viável financeira na época, quebrou as relações de forças do fornecedor, antes as produtoras possuíam o controle do mercado, havia milhares de locadoras intermediárias entre a produção e o cliente do entretenimento, porém quando esse mercado foi dominado pelas plataformas, criou-se um outro problema, os streaming, perceberam que possuíam controle sobre a distribuição e começaram a ditar as regras, por isso devemos tomar muito cuidado nessa fase, para que o investimento não se torne um tiro que sai pela culatra e arrebenta o mercado futuro. Para ter ideia hoje as produtoras não alimentam mais a Netflix com seus filmes, a Disney por exemplo após sofrer na mão da plataforma decidiu iniciar um movimento de compra de estúdios/produtoras e criou a sua própria plataforma de streaming, tudo para tentar contornar a decisão errada que tomou quando estava na fase de desenvolvimento, justificando a retirada da Netflix de todos os desenhos animados da Disney. Por esse motivo o Instituto 6 Sigma desenvolveu um curso totalmente gratuito que ensina definir ou reavaliar a missão visão e valores para criar um negócio de sucesso. Se você se interessou clique na aba “Sugestões” e aproveite essa oportunidade.

Postura de manutenção

O quadrante representado pelo cruzamento das Forças x Ameaças corresponde à fase de Manutenção, onde a organização se encontra em um período de colheita daquilo que plantou e cultivou em sua jornada empreendedora, porém começam a surgir mais ameaças do que oportunidades que podem comprometer os resultados futuros.

liderança custo

Como o mercado de locação de filmes entrou na fase de postura estratégica de manutenção

Exemplo prático: No início do mercado de locação de filmes o foco era o processo de locação fugindo da necessidade essencial do cliente, o entretenimento, quando os filmes passaram pela primeira digitalização, saindo de fitas 8mm para DVD e depois para Blu ray já era esperado que em algum momento o negócio pudesse ser distribuído por um servidor online o que resultaria na escassez do mercado, quando estamos nessa fase de ciclo de vida, o negócio apresenta bons resultados financeiros mas precisamos tem um olhar atendo para o futuro e evitar a extinção do mercado como acabou acontecendo com as locadoras de filme. Por esse motivo o Instituto 6 Sigma desenvolveu um curso totalmente gratuito que ensina definir ou reavaliar a missão visão e valores para criar um negócio de sucesso. Se você se interessou clique na aba “Sugestões” e aproveite essa oportunidade.

Postura de sobrevivência

O cruzamento das Fraquezas x Ameaças fecham o ciclo de vida atual do negócio, correspondendo à fase senil da organização, aqui a concorrência é elevada, há variações de demanda que são os primeiros sinais que esse mercado está se exaurindo, colocando em risco o negócio.

combate a pirataria

Após 9 décadas de alto lucro a indústria do cinema quase entrou na postura estratégica de sobrevivência

Durante 3 décadas as locadoras de filme aproveitaram esse mercado mas quando surgiu um produto substituto, as plataformas de streaming, o negócio desandou, a procura por locação de filmes em DVD caiu muito, nessa fase as franquezas e ameaças se tornaram representativas ou seja o quadrante da sobrevivência se tornou representativo. Para não chegar nesse ponto, as organizações precisam se reinventar de tempos em tempos, criando um novo ciclo de vida enquanto ainda estão na fase madura do ciclo corrente.

Mas se enganam que somente as locadoras foram afetadas pelas plataformas de entretenimento os estúdios de cinema também se aproximaram muito dessa estágio.

As primeiras plataformas de streaming chegaram ao país em 2011 com a proposta de resolver o problema de pirataria, gerando um novo processo de expansão e um novo POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO para as produtoras de conteúdo, onde o foco era na PRODUÇÃO e as plataformas ficariam com a DISTRIBUIÇÃO após o lançamento no cinema.

Os principais estúdios e produtoras como Disney, Warner, Universal, aproveitaram a distribuição barata para criar incentivos para o desenvolvimento desse mercado, o que resultou na extinção das locadoras de filme em DVD, porém essa ação apesar de ser extremamente viável financeira na época, e benéfica do ponto de vista de combate a pirataria, quebrou as relações de forças do fornecedor, antes as produtoras possuíam o controle do mercado, havia milhares de locadoras intermediárias entre a produção e o cliente do entretenimento, porém quando esse mercado foi dominado pelas plataformas, criou-se um outro problema, os streaming, perceberam que possuíam controle sobre a distribuição e começaram a ditar as regras, antes cada filme era locado individualmente gerando receitas individuais para o PRODUTOR, porém a estratégia das plataformas de streaming eram baseadas em um plano de assinatura, reduziu drasticamente as margens do setor de produção.

Essa foi a miopia da estratégia de liderança em custos com POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO somente em PRODUÇÃO que acabou levando ao domínio do mercado cinematográfico pelas plataformas de streaming, resultando na venda e aquisições de diversos estúdios de cinema.

Por esse motivo o Instituto 6 Sigma desenvolveu um curso totalmente gratuito que ensina definir ou reavaliar a missão visão e valores para criar um negócio de sucesso. Se você se interessou clique no link logo abaixo.

Gostaria de sessão estratégia gratuita onde um especialista vai ajudar a criar os propulsores estratégicos para que a empresa aumente seus resultados?

Muitos gestores ficam travados sem saber como impulsionar as empresas para gerar mais resultados, pensando nisso o instituto 6 sigma criou um programa de assessoria gratuita, que chamamos de sessão estratégica, nela ajudamos a gestores a criar um plano de ação para alavancar seus resultados, esse é um programa totalmente grátis porém são reservadas somente algumas vagas por mês ao programa, se você gostaria de se candidatar a uma sessão estratégica basta clicar no link logo abaixo:

Gostaria de uma ajuda para definir as estratégias básicas de um negócio?

Definir as estratégias básicas de como se posicionar no mercado é uma grande dúvida de muitos gestores por esse motivo o Instituto 6 Sigma desenvolveu um curso totalmente gratuito que ensina definir as estratégias básicas para criar um negócio de sucesso. Se você se interessou clique no link logo abaixo.

Índice de conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *