Início » Blog » Gestão Estratégica » Estrategista de negócio, conheça os 3 tipos!

Estrategista de negócio, conheça os 3 tipos!

nov 19, 2021 | 0 Comentários

estrategista de mercado

O estrategista de negócio possui um papel importante no negócio sendo caracterizado por 3 perfis distintos, o conquistador, o oportunista e o afetado pela estratégia, que abordarei nesse post.

Estrategista conquistador

1) Estrategista de negócio, o conquistador

O conquistador é um estrategista de negócios do tipo desbravador, muito racional, ele elabora as estratégias vencedoras, como é o primeiro a implanta-la, consequentemente colhe os melhores frutos possíveis do mercado e se beneficia dos resultados. Foi dessa forma que Sun Tzu inovou cerca de 490ac aplicando a matriz SWOT para combater um exército 10 vezes maior e vence-lo no campo de batalha, ampliando o seu império. Esse sucesso só foi alcançado devido Sun Tzu ter usado um método para definir sua estratégia, e a boa notícia é que podemos replicar em negócios tornando possível qualquer pessoa se tornar um gestor conquistador capaz de vencer a concorrência independente do tamanho da empresa ou desigualdade de de mercado.

Estrategista oportunista

2)Estrategista de negócio, o oportunista.

Esse perfil é do estrategista de negócios é prático com elevado nível de execução, devido estar sempre “fazendo”, não consegue se concentrar para criar estratégias, porém como é muito esperto, fica antenado nas oportunidades de mercado e ao encontrar uma agarra com unhas e dentes e tira proveito dela.

Nessa opção o negócio está inserido na estratégia vencedora de outra organização, sem esforços a empresa pode se beneficiar e navegar com vento na popa para gerar bons resultados. Um exemplo dessa estratégia são as empresas de construção civil que se beneficiaram da estratégia de moradias populares a créditos facilitados do governo para promover o crescimento de sua organização na última década. Para utilizar essa estratégia o primeiro passo é saber identificar as oportunidades de mercado, porém convenhamos que isso não é muito fácil, mas a boa notícia é que existe um método que descobre as oportunidades potencializando as chances de um estrategista de oportunidade, sendo possível replicarmos em qualquer negócio independentemente do tamanho da empresa.

Impactado pela estratégia

3) Gestor impactado pelo estrategista

Imagine uma colheita de maçã, quando os frutos estão maduros existe uma pequena lacuna de tempo para  realizar a colheita, nessa analogia os estrategistas conquistadores são os que plantaram a árvore e sabem exatamente o dia que o fruto ficará maduro, já os estrategistas de oportunidade tem o conhecimento que o conquistador não conseguirá colher todos os frutos no tempo certo, para reduzir as perdas, ele oferece ajuda e se beneficia de parte da margem alta dessa oportunidade, já os impactados pela estratégias chegam atrasados ou perdem o “time” do negócio e acabam performando margens muito inferiores. Nessa opção o negócio não faz parte da estratégia vencedora nem participa dela como terceiro, esse é o mercado cruel que não perdoa. As empresas mais qualificadas conseguem manter um crescimento sustentável aumentando sua participação. Um exemplo clássico foi a colonização da américa do norte pelos ingleses o sucesso desse empreendimento foi devido a supremacia bélica, onde um grupo pequeno de soldados conseguiram dominar uma quantidade muito mais numerosa de índios. Por isso é muito fácil dominar um mercado de empresas que não se planejam, geralmente elas erram muito, perdem o “time” com facilidade. Mas a boa noticia é que podemos mudar essa realidade com método do negócio estratégico.

E aí conhece alguém com esse perfil?

Gostaria de sessão estratégia gratuita onde um especialista vai ajudar a criar os propulsores estratégicos para que a empresa aumente seus resultados?

Muitos gestores ficam travados sem saber como impulsionar as empresas para gerar mais resultados, pensando nisso o instituto 6 sigma criou um programa de assessoria gratuita, que chamamos de sessão estratégica, nela ajudamos a gestores a criar um plano de ação para alavancar seus resultados, esse é um programa totalmente grátis porém são reservadas somente algumas vagas por mês ao programa, se você gostaria de se candidatar a uma sessão estratégica basta clicar no link logo abaixo:

Gostaria de uma ajuda para definir as estratégias básicas de um negócio?

Definir as estratégias básicas de como se posicionar no mercado é uma grande dúvida de muitos gestores por esse motivo o Instituto 6 Sigma desenvolveu um curso totalmente gratuito que ensina definir as estratégias básicas para criar um negócio de sucesso. Se você se interessou clique no link logo abaixo.

Índice de conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *