O estrategista de negócio possui um papel importante no negócio sendo caracterizado por 3 perfis distintos, o conquistador, o oportunista e o afetado pela estratégia, que abordarei nesse post.
![Estrategista conquistador](https://instituto6sigma.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Conquistador.png)
1) Estrategista de negócio, o conquistador
O conquistador é um estrategista de negócios do tipo desbravador, muito racional, ele elabora as estratégias vencedoras, como é o primeiro a implanta-la, consequentemente colhe os melhores frutos possíveis do mercado e se beneficia dos resultados. Foi dessa forma que Sun Tzu inovou cerca de 490ac aplicando a matriz SWOT para combater um exército 10 vezes maior e vence-lo no campo de batalha, ampliando o seu império. Esse sucesso só foi alcançado devido Sun Tzu ter usado um método para definir sua estratégia, e a boa notícia é que podemos replicar em negócios tornando possível qualquer pessoa se tornar um gestor conquistador capaz de vencer a concorrência independente do tamanho da empresa ou desigualdade de de mercado.
![Estrategista oportunista](https://instituto6sigma.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Oportunista-1.png)
2)Estrategista de negócio, o oportunista.
Esse perfil é do estrategista de negócios é prático com elevado nível de execução, devido estar sempre “fazendo”, não consegue se concentrar para criar estratégias, porém como é muito esperto, fica antenado nas oportunidades de mercado e ao encontrar uma agarra com unhas e dentes e tira proveito dela.
Nessa opção o negócio está inserido na estratégia vencedora de outra organização, sem esforços a empresa pode se beneficiar e navegar com vento na popa para gerar bons resultados. Um exemplo dessa estratégia são as empresas de construção civil que se beneficiaram da estratégia de moradias populares a créditos facilitados do governo para promover o crescimento de sua organização na última década. Para utilizar essa estratégia o primeiro passo é saber identificar as oportunidades de mercado, porém convenhamos que isso não é muito fácil, mas a boa notícia é que existe um método que descobre as oportunidades potencializando as chances de um estrategista de oportunidade, sendo possível replicarmos em qualquer negócio independentemente do tamanho da empresa.
![Impactado pela estratégia](https://instituto6sigma.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Conquistado.png)
3) Gestor impactado pelo estrategista
Imagine uma colheita de maçã, quando os frutos estão maduros existe uma pequena lacuna de tempo para realizar a colheita, nessa analogia os estrategistas conquistadores são os que plantaram a árvore e sabem exatamente o dia que o fruto ficará maduro, já os estrategistas de oportunidade tem o conhecimento que o conquistador não conseguirá colher todos os frutos no tempo certo, para reduzir as perdas, ele oferece ajuda e se beneficia de parte da margem alta dessa oportunidade, já os impactados pela estratégias chegam atrasados ou perdem o “time” do negócio e acabam performando margens muito inferiores. Nessa opção o negócio não faz parte da estratégia vencedora nem participa dela como terceiro, esse é o mercado cruel que não perdoa. As empresas mais qualificadas conseguem manter um crescimento sustentável aumentando sua participação. Um exemplo clássico foi a colonização da américa do norte pelos ingleses o sucesso desse empreendimento foi devido a supremacia bélica, onde um grupo pequeno de soldados conseguiram dominar uma quantidade muito mais numerosa de índios. Por isso é muito fácil dominar um mercado de empresas que não se planejam, geralmente elas erram muito, perdem o “time” com facilidade. Mas a boa noticia é que podemos mudar essa realidade com método do negócio estratégico.
E aí conhece alguém com esse perfil?
Gostaria de sessão estratégia gratuita onde um especialista vai ajudar a criar os propulsores estratégicos para que a empresa aumente seus resultados?
Muitos gestores ficam travados sem saber como impulsionar as empresas para gerar mais resultados, pensando nisso o instituto 6 sigma criou um programa de assessoria gratuita, que chamamos de sessão estratégica, nela ajudamos a gestores a criar um plano de ação para alavancar seus resultados, esse é um programa totalmente grátis porém são reservadas somente algumas vagas por mês ao programa, se você gostaria de se candidatar a uma sessão estratégica basta clicar no link logo abaixo:
Gostaria de uma ajuda para definir as estratégias básicas de um negócio?
Definir as estratégias básicas de como se posicionar no mercado é uma grande dúvida de muitos gestores por esse motivo o Instituto 6 Sigma desenvolveu um curso totalmente gratuito que ensina definir as estratégias básicas para criar um negócio de sucesso. Se você se interessou clique no link logo abaixo.
Índice de conteúdo
0 comentários