Início » Blog » Institucional » Fundador do instituto 6 sigma

Fundador do instituto 6 sigma

jun 25, 2021 | 0 Comentários

fundador do instituto 6 sigma

A história do fundador do instituto 6 sigma foi uma jornada de superações primeiro em sua vida pessoal e depois na profissional, sempre com o objetivo de alavancar seus resultados dos negócios e carreiras de seus alunos, nesse post abordaremos como foi todo esse processo e o método do instituto.

Nesse artigo veremos:

História de Superação

Alisson Hofmann nasceu em 1978 com uma série de problemas de saúde, tinha ptose palpebral um dos sintomas da Miastenia Gravis (os dois olhos não abriam), miopia elevada de 15 graus no olho bom e cegueira técnica no segundo olho, ausência do canal da lágrima, hiperidrose e celíaco porém nem todos os problemas foram identificados no seu nascimento.

Como eram vários problemas para resolver, e na época a medicina não estava tão avançada, classificaram o caso como um portador de deficiência irreversível, não havendo intervenções clínicas que pudessem melhorar o quadro do paciente.

Medidas de Correção

A família não aceitou o diagnóstico e percorreu o país em busca de outros profissionais que pudessem resolver o problema mais crítico, a ptose da pálpebra, pois se essa não fosse corrigida levaria a cegueira do melhor olho.

O primeiro ensinamento aprendido é que independente da complexidade do problema sempre vai existir um especialista que pode auxiliar na sua correção, que nesse caso era um cirurgião plástico especializado em procedimentos de face, mas não foi fácil, a pequena criança passou por 7 cirurgias para corrigir a abertura dos olhos.

Quando temos um problema e identificamos sua causa, devemos adotar medidas de correção como foi o caso das cirurgias que corrigiram a abertura dos olhos.

Medidas de Contenção

Infelizmente nem todas as causas são corrigíveis mas isso não quer dizer que não seja possível adotar medidas de contenção, esse foi o caso do problema de visão, visto que não havia procedimentos cirúrgicos na época capazes de corrigir sua miopia, mas poderiam esse problema poderia ser amenizados com o uso de óculos.

A medida parecia ser simples, só comprar um óculos que tudo estaria resolvido, mas logo os país enfrentaram uma grande dificuldade para adquiri-los. Como essas lentes não são comerciais, as indústrias ópticas nacionais não às produziam, nem por encomenda, isso é o emprego da lei da oferta e demanda, tudo que possui uma demanda muito pequena a indústria reduz naturalmente a oferta devido não compensar financeiramente a produção.

Como não havia fabricantes nacionais dispostos a produzir os óculos, a família importava as lentes da Alemanha da fabricante de sistemas ópticos Carl Zeiss, a mesma que produz as lentes de telescópio Hubble e de microscópios, porém para produzir a lente era necessário parar a linha de produção e a lente apesar de ser produzida com a melhor tecnologia da época, era longe de ser confortável, era pesada devido ser de vidro e tinha cerca de 1cm de espessura um verdadeiro “fundo de garrafa”, mas o que podiam esperar quem produzia era uma fabricante de telescópios!

Graças a esses esforços e apesar do desconforto e dos problemas estéticos essa solução lhe deu a chance de poder estudar e abriu um horizonte de possibilidades.

O segundo problema a ser contornado era a hiperidrose, uma disfunção do controle da temperatura corporal, onde o sistema nervoso central controlava a temperatura através das palmas das mão, resultando em mãos sempre úmidas que dificultavam o aprendizado devido as folhas de papel dos cadernos derreterem ao contato com suas mãos. Não existe até hoje cirurgia para correção dessa disfunção na idade infantil a recomendação é realizar o procedimento cirúrgico somente na vida adulta.

Apesar de todas as dificuldade sempre focou em se superar, como não era possível escrever sem derreter as folhas de papel, contornou a situação usando lenços sobre as mão, evitando tocar nas folhas do caderno. Devido a sua aplicação recebeu sua primeira recompensa, conseguindo uma bolsa de estudos integral em uma escola particular.

Neutralizando pontos fracos com seus pontos fortes

Quando chegou o momento do vestibular, optou em concorrer no sistema de livre concorrência, não aceitou participar do sistema de cotas, porém não poderia utilizar um artifício para neutralizar a hiperidrose das mãos, como sabia que a prova de redação derreteria quando a toca-se, precisaria de um esforço adicional para praticamente gabaritar todas as demais provas e compensar uma nota menor na redação. Para aumentar o desafio escolheu justo o curso com maior concorrência da época, mas isso não o assustou, pois sabia que com uma boa estratégia era possível atingir seu objetivo.

Vale ressaltar que não temos nada contra quem ingressou em uma universidade por meio de cotas, é que Alisson sempre buscou por desafios para poder supera-los, essa é a sua força motriz.

Por isso é importante conhecermos os nossos pontos fracos, ele sabia que sua nota de redação seria impactada devido o aspecto que ficaria o papel da prova, apesar do conteúdo de seu texto ser razoável, sua nota seria impactada pela umidade que borraria parte do conteúdo e apesar de todos os cuidados, haveria alguns rasgos.

Quando conhecemos nossa desvantagem podemos compensa-la adotando outas medidas, nesse caso Alisson se preparou muito para as demais provas, seu objetivo era ter uma média alta de notas nas demais disciplinas, para compensar uma nota menor na redação e manter-se competitivo.

Sua estratégia deu certo, conseguiu como previsto uma nota mínima na redação e praticamente gabaritou as demais provas, conseguindo uma boa média e ingressar em uma faculdade pública de engenharia.

Quem persiste encontra a solução até para problemas que antes eram impossíveis de se corrigir

A alergia ao glúten foi descoberta somente aos 27 anos, conviveu todo esse tempo com vários problemas de estomago, e frequentes dores similares aos sintomas de intoxicação alimentar, mas isso não era um impedimento, sempre levou uma vida normal. participava dos processos seletivos sempre nas modalidades de ampla concorrência pois nunca considerou que seus problemas de saúde poderiam reduzir suas chances de realizar um bom trabalho.

Aos 30 anos de idade realizou uma cirurgia para corrigir a hiperidrose, aos 36 teve uma sacada, como não era possível uma cirurgia de refração para eliminar a miopia, procurou especialista em catarata e fez dois implantes oculares (trocou o cristalino do olho por duas lentes de contato dentro do olho) para reduzir a miopia, conseguindo o efeito de correção da visão e também adotou uma dieta sem glúten, superando todos os problemas de saúde. Hoje possui uma vida sem limitações guardando em seu interior uma grande satisfação por ter essa oportunidade de se desafiar, nunca desistir, o que moldou sua personalidade.

Devido ter uma forte ligação com a superação, adotou sempre uma postura que nada seria impossível, basta querer, se esforçar, somente assim os maiores desafios podem ser superados e foi com essa convicção que assumiu várias posições em grandes organizações onde se desafiava sempre à entregar o que nunca outro gestor havia conseguido.

Uma lição que teve com a vida é que quando temos um problema precisamos das ferramentas certas para neutraliza-los, como sua meta era entregar o que nenhum outro gestor já havia conseguido, estudou diversos métodos, até que chegou ao OPEX, um fantástico programa capaz de vencer a maioria dos desafios que uma organização possa passar, tornando possível aumentar receitas, reduzir custos e alavancar resultados.

Jornada profissional

Alisson Hofmann é engenheiro, especialista em engenharia de produção, com MBA em gestão estratégica e formação master black belt em lean six sigma, trabalhou por 18 anos em grandes organizações, assumindo posições técnicas e gerenciais, ficando a frente do programa OPEX, planejamento estratégico, o programa six sigma e gestão do orçamento na forma matricial.

Devido sua postura proativa teve acesso a um especialista internacional em Six Sigma, o mesmo que elaborou os materiais de treinamento de uma renomada consultoria internacional, presente nas maiores organizações mundiais.

Através de um programa de “mentoring” para Black Belt´s, precisava orientar projetos Six Sigma, em diversas áreas de conhecimento, tais como manutenção, financeiro, produção, áreas humanas, administrativas, indústria, em fim esse foi um dos maiores desafios pois para ter sucesso precisava que seus mentorados batessem as suas metas e superassem seus desafios.

Foi dessa forma que Alisson se tornou um expert em resolução de problemas, no início ele ficava fascinado com o poder do Opex, com esse passo a passo era possível reduzir custos, aumentar receitas, alcançar novos patamares de resultado, isso era incrível! Porém essa descoberta não podia ficar somente com ele, surgindo uma grande necessidade de compartilhar esse conhecimento.

Momento de reflexão

Para atingir o objetivo de compartilhar conhecimento, Alisson treinou centenas de outros profissionais para assumirem posições gerenciais e técnicas, foi quando se tocou que não havido crescido sozinho, foi esse seu “momento de reflexão”, encontrando a atividade que lhe dava mais prazer no trabalho, o ensinar como superar desafios! Pois quem compartilha conhecimento ganha mais do que entrega. Começou a colecionar histórias de superação e isso lhe motivava muito, era um grande prazer ver um profissional após passar pelos treinamentos e orientações ter uma “guinada” na sua carreira!

história do instituto 6 sigma

A descoberta do maior tesouro

A vida estava indo muito bem, bom salário, grandes resultados, reconhecimento e isso lhe dava muito orgulho, mas as histórias de superação dos seus alunos, com a utilização do OPEX, eram o seu maior tesouro, o que levou a uma grande vontade de se dedicar cada vez mais seu tempo para o processo de impactar na vida de seus alunos, em suas carreiras e negócios.

Formações Instituto Six Sigma

Fundação do Instituto 6 Sigma

Após centenas de projetos implantados, chegou um momento da carreira onde a vida profissional estava confortável, porém sentia um grande vazio, pois impactava somente na vida das pessoas que estavam ao meu redor.
Tomou uma atitude, trocou a estabilidade por um projeto arrojado, assumindo o Instituto 6 Sigma com o propósito de impactar no máximo de pessoas possíveis, sejam empresários, aspirantes a empreendedores ou profissionais que estejam insatisfeitos com seus resultados.

Nosso método

Para tornar possível nosso objetivo de alavancar o resultado dos negócios e carreiras de nossos alunos, criamos o programa OPEX, um conjunto de engrenagens promotoras do processo de crescimento empresarial, nele não focamos em ferramentas ou programas isolados. como Six Sigma, PCM, Lean Manufacturing, PDCA, SDCA, TPM e outras iniciativas, no nosso programa integramos todas essas ferramentas em um único programa que é implantado em níveis e totalmente integrado.

Para ficar mais didático abordamos todo o programa em 4 grandes dimensões de qualquer organização independente do seu tamanho necessita para sustentar seu crescimento, sendo:

gestão estratégica

Gestão estratégica

Não existe sucesso sem uma boa estratégia atrelada, nesse programa avaliamos as diretrizes do negócio, os cenários internos e externos da organização, o seu posicionamento estratégico para somente depois definir as metas de longo prazo, para saber mais basta clicar no artigo logo abaixo.

gestão de resultados

Gestão de resultado

Com a definição do rumo da organização e das metas de crescimento, iniciamos um processo de desdobramento das metas, definindo e criando os indicadores de desempenho e toda a estrutura necessária para dar suporte para que a meta seja atingida no dia a dia, para saber mais basta clicar no artigo logo abaixo.

gestão projetos

Gestão de projetos

Sabemos que somente metas audaciosas promovem a alavancagem de resultados, mas com isso também aumentamos o nível de dificuldade, por isso é crucial termos a mão metodologias de resolução de problemas que aumentam significativamente as chances de sucesso através da gestão de projetos, recomendamos fortemente o uso do SIX SIGMA, para saber mais basta clicar no artigo logo abaixo.

Gestão de Manutenção

Gestão da manutenção

Outro ponto muito importante no negócio é a gestão dos ativos que geram o resultados, em indústrias de transformação temos equipamentos que nos auxiliam nesse processo, porém se essas máquinas não forem geridas uma boa parte de nosso lucro acaba sendo investido na recuperação de equipamentos que quebram. Uma boa gestão da manutenção promove o aumento da disponibilidade do ativo, aumento da performance e da qualidade do processo com isso temos uma redução drástica dos custos de manutenção e ainda mantemos a produção com altos níveis de produtividade, para saber mais basta clicar no artigo logo abaixo.

Conheça o autor 

Alisson Hofmann

Alisson Hofmann iniciou sua jornada profissional administrando os negócios da família, posteriormente teve a oportunidade de ingressar em uma grande organização onde era responsável pela Gestão do Orçamento Matricial (um budget de R$2 bilhões), Planejamento Estratégico e pelos projetos de captura de resultado (Seis Sigma), atualmente é empresário, administrador de uma holding, sócio de um escritório jurídico com mais de 700 clientes ativos e fundador do Instituto 6 Sigma.

Implantou diversos sistemas de gestão em vários negócios, ministrou milhares de horas de treinamento e seus alunos já capturaram cerca de R$80 milhões de reais em projetos, impactando nas carreiras de centenas de profissionais.

Índice de conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *