Início » Blog » Gestão Estratégica » Tudo sobre Ativo o que é, quais os tipos e fórmulas.

Tudo sobre Ativo o que é, quais os tipos e fórmulas.

nov 20, 2021 | 0 Comentários

ATIVO NÃO CIRCULANTE

Muitos gestores possuem duvidas do que é um ativo no balanço patrimonial, nesse artigo vou demonstrar que esse é um conceito muito simples e se refere a todas as entradas de recursos financeiros dentro do caixa da empresa.

Acesso rápido ao conteúdo desse post:

Ativo Total

O ativo total é formado por duas entradas distintas de recursos no caixa, sendo o ativo circulante e não circulante.

A diferença entre ativo circulante e não circulante é o somente o prazo para converter esses recursos em dinheiro.

Gostaria de um modelo de balanço patrimonial totalmente comentado em excel?

Muitos de meus alunos de cursos de planejamento estratégico me pedem um modelo prático de balanço patrimonial, simplificado e de fácil entendimento, por esse motivo elaborei uma planilha para ajudar nossos amigos administradores e aluno, se você gostaria de ter acesso a essa ferramenta, clica no link abaixo.

O que é Ativo Circulante

Os ativos circulantes são as entradas no caixa, que podem ser convertidos em dinheiro em um curto prazo (menos de 12 meses), essas entradas de recursos podem ser apropriadas nos seguintes grupos contábeis.

Tipos de ativo circulante

·         Disponibilidades

Representa bens e direitos de curto prazo (caixa, depósitos bancários avista,  conta movimento)

·       Aplicações financeiras:

Formado pelas aplicações com liquidez imediata , ou seja assim que necessitar do dinheiro, a empresa pode solicitar o valor.

·         Valores a receber

Formado pelas contas a receber de clientes como duplicatas, crediário, vendas parceladas no cartão de crédito.

·         Estoques

Alguns exemplos: matéria-prima, produtos em elaboração, produtos acabados e mercadorias para revenda.

·         Dívidas de clientes

Títulos a receber de clientes, dívidas de cobrança duvidosa de clientes, dívidas do estado e outros entes públicos.

·         Acréscimos e diferimentos

Acréscimos de proveitos, custos diferidos.

·         Créditos de realização a curto prazo

Adiantamento a fornecedores e empregados.

Gostaria de uma ajudinha para alavancar os resultados contábeis de seu negócio?

Entendemos que muitos líderes não tem tempo para fazer um curso on-line, por esse motivo preparamos um programa de sessão estratégica totalmente gratuito onde nós do instituto ajudamos a gestores a elaborar um plano de crescimento empresarial, tudo de forma gratuita. Porém devido a alta procura por esse programa foi necessário limitar as vagas, sendo disponibilizado uma cota mensal, se você gostaria de garantir uma vaga, clica no link abaixo:

O que é Ativo não circulante

Ativo não circulante se refere aos bens e direitos que são permanentes em uma empresa ou seja são todos os bens e direitos de uma empresa que não podem ser convertidos em capital no curto prazo, essas entradas de recursos podem ser apropriadas nos seguintes grupos contábeis.

Tipos de ativo não circulante

·         Realizável em longo prazo

Conjunto de bens e direitos que podem ser realizados apenas no próximo exercício contábil. (acima de 360 dias (um ano), segue alguns exemplos: Depósitos e aplicações de renda fixa com vencimento acima de 12 meses; Contas de longo prazo com recebimento acima de 12 meses; Despesas antecipadas de longo prazo; Recuperação de impostos e créditos fiscais; Empréstimos, adiantamentos ou vendas (independente do prazo)

·         Investimentos

Investimentos financeiros de natureza variável (ações, derivativos, moedas, commodities); Investimentos em bens físicos (negociação de imóveis e propriedades, ouro, obras de arte, bens e direitos negociáveis); Aquisição antecipada de máquinas, equipamentos, imóveis, bens de capital, melhorias estruturais e demais aplicações ainda não realizadas para aumentar a produção da empresa; Participações societárias;

·         Imobilizado

É o grupo de bens físicos e tangíveis que são utilizados na execução das atividades da empresa, servindo como estrutura necessária para a sua operação. São exemplos de ativos permanentes: Imóveis (prédios, terrenos, edificações, propriedades), Máquinas, equipamentos e ferramentas, Móveis e utensílios, veículos e Recursos naturais exploráveis (minas, jazidas, florestas, entre outros). Neste grupo, a depreciação (desgaste pelo tempo de uso) e a exaustão (esgotamento pela exploração) entram como fatores redutores no valor de alguns ativos.

·         Intangível

Corresponde aos bens e direitos que não existem fisicamente, mas que possuem valor econômico e contribuem para o negócio da empresa.

São exemplos de ativos intangíveis: Elementos de identidade (nome, marcas, logotipos, designs, domínios de internet); Patentes registradas; Tecnologias e processos de produção; Direitos de exploração; Direitos autorais e propriedade intelectual. Neste grupo, a amortização (desvalorização pelo tempo de utilização do ativo) entra como fator redutor no valor de alguns ativos.

Balanço Patrimonial

Os ativos circulantes e não circulantes são peças essenciais do balanço patrimonial, sendo responsáveis pelas entradas de caixa, temos também um outro grupo de contas muito importante são os passivos circulantes, passivos não circulantes e patrimônio líquido.

Preparei mais dois artigos para tratar desses assuntos, dá uma olhada no link abaixo:

Como realizar a gestão do balanço patrimonial para aumentar o resultado financeiro da empresa?

Muitos gestores tem dificuldade em fazer as conexões de como transformar a peça contábil. Balanço Patrimonial, em resultado financeiro real. Por esse motivo criei um curso onde abordo como criamos um plano prático de crescimento empresarial que será registrado pelo balanço patrimonial, aqui não tem pegadinha ou metas frouxas a ideia desse curso é aumentar o resultado contábil da empresa que será registrado em sua contabilidade, é um programa do tipo “pé no chão”, sem promessas “mirabolantes” de resultado imediato, a proposta de nosso programa é colher os frutos do crescimento empresarial no médio prazo e de forma sustentável. Se você se interessou nesse assunto, dá uma olhada no link logo abaixo:

Ativo no balanço patrimonial

O balanço patrimonial é dividido em 3 macro grupos, as entradas de recursos (Ativos), as saídas de recursos financeiros (Passivos) e a origem do capital investido (Patrimônio Líquido),

Dentro das entradas temos o ativo circulante (AC) e o ativo não circulante (ANC), já nas saídas é contabilizado os passivos circulante (PC) e não circulante (PNC) e no Patrimônio Líquido  (PL) é contabilizado a origem do capital investido.

Fórmula do Ativo Total

A fórmula do ativo é:

Ativo total = AC + ANC

O balanço patrimonial segue a seguinte equação:

AC + ANC = PC + PNC + PL

Dessa forma a fórmula do ATIVO TOTAL é igual a:

Ativo total = PC + PNC + PL

Onde:

AC: Ativo circulante

ANC: Ativo não circulante

PC: Passivo Circulante

PNC: Passivo não Circulante

PL: Patrimônio Líquido Capital Social

Índice de conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *