Início » Blog » Gestão Estratégica » Tudo sobre Patrimônio Líquido, o que é, tipos e fórmula

Tudo sobre Patrimônio Líquido, o que é, tipos e fórmula

nov 20, 2021 | 0 Comentários

PATRIMÔNIO

Muitos gestores possuem duvidas do que é patrimônio líquido no balanço patrimonial, nesse artigo vou demonstrar que esse é um conceito muito simples e se refere ao saldo das entradas e saídas de recursos financeiros do caixa da empresa.  

Acesso rápido ao conteúdo desse post:

O que é Patrimônio Líquido

É a diferença entre o Ativo e Passivo, correspondendo à riqueza total de um empreendimento. Ou seja, o PL é uma métrica financeira que mostra o quanto de dinheiro aquele empreendimento teria se todos os ativos fossem liquidados e todas as dívidas da empresa fossem quitadas.

Gostaria de um modelo de balanço patrimonial totalmente comentado em excel?

Muitos de meus alunos de cursos de planejamento estratégico me pedem um modelo prático de balanço patrimonial, simplificado e de fácil entendimento, por esse motivo elaborei uma planilha para ajudar nossos amigos administradores e aluno, se você gostaria de ter acesso a essa ferramenta, clica no link abaixo.

Tipos de patrimônio líquido

·         Capital social

O capital social é a soma dos “recursos próprios iniciais que irão manter a empresa ‘viva’, enquanto sua carteira de clientes não é sólida o suficiente para sustentar a empresa por si só.

Basicamente, é a quantidade inicial de dinheiro que um empreendimento deve ter para sobreviver até que comece a dar lucro.

·         Reservas de Capital

As reservas de capital são acumuladas por meio de valores que não possuem nenhuma espécie de vínculo com a comercialização de bens ou serviços prestados pela empresa. Em geral, são recursos dos sócios da organização.

·         Reservas de Lucro

A reserva de lucro, é um conjunto de valores obtidos através da apropriação de lucros da empresa, valores esses que não foram distribuídos aos seus sócios e acionistas. alguns exemplos: Reserva legal, Reserva estatutária, Reserva para contigências, Reserva de retenção de lucros, Reserva de lucros a realizar, Reserva especial para dividendo obrigatório não distribuído.

·         Ajuste Patrimonial

Os ajustes da avaliação patrimonial avaliam os bens de uma empresa a partir de um cálculo de seu valor justo. Entende-se por “valor justo”, o montante pelo qual um ativo pode ser trocado em negociação entre duas partes independentes entre si, e sua função é assegurar o valor sem alterações finais.

·         Participação dos acionistas:

Formado pelas Participação de minoritários ou participação de acionistas não controladores, ou seja é a parcela do capital social detida por aqueles que individualmente não conseguem deliberar pela companhia.

Patrimônio líquido no Balanço Patrimonial

O patrimônio líquido é uma peça essencial do balanço patrimonial, sendo responsáveis pela contabilização do saldo de entradas e saídas de caixa, temos também um outro grupo de contas muito importante são os ativos e passivos.

Preparei mais 3 artigos para tratar desses assuntos, dá uma olhada no link abaixo:

Como realizar a gestão do balanço patrimonial para aumentar o resultado financeiro da empresa?

Muitos gestores tem dificuldade em fazer as conexões de como transformar a peça contábil. Balanço Patrimonial, em resultado financeiro real. Por esse motivo criei um curso onde abordo como criamos um plano prático de crescimento empresarial que será registrado pelo balanço patrimonial, aqui não tem pegadinha ou metas frouxas a ideia desse curso é aumentar o resultado contábil da empresa que será registrado em sua contabilidade, é um programa do tipo “pé no chão”, sem promessas “mirabolantes” de resultado imediato, a proposta de nosso programa é colher os frutos do crescimento empresarial no médio prazo e de forma sustentável. Se você se interessou nesse assunto, dá uma olhada no link logo abaixo:

Patrimônio líquido no balanço patrimonial

O balanço patrimonial é dividido em 3 macro grupos, as entradas de recursos (Ativos), as saídas de recursos financeiros (Passivos) e a origem do capital investido (Patrimônio Líquido),

Dentro das entradas temos o ativo circulante (AC) e o ativo não circulante (ANC), já nas saídas é contabilizado os passivos circulante (PC) e não circulante (PNC) e no Patrimônio Líquido  (PL) é contabilizado a origem do capital investido.

Fórmula do Patrimônio Líquido

Todo o balanço patrimonial segue a seguinte equação:

AC + ANC = PC + PNC + PL

Dessa forma a fórmula do patrimônio líquido é igual a:

PL = AC + ANC – PC – PNC

Onde:

AC: Ativo circulante

ANC: Ativo não circulante

PC: Passivo Circulante

PNC: Passivo não Circulante

PL: Patrimônio Líquido Capital Social

Gostaria de uma ajudinha para alavancar os resultados contábeis de seu negócio?

Entendemos que muitos líderes não tem tempo para fazer um curso on-line, por esse motivo preparamos um programa de sessão estratégica totalmente gratuito onde nós do instituto ajudamos a gestores a elaborar um plano de crescimento empresarial, tudo de forma gratuita. Porém devido a alta procura por esse programa foi necessário limitar as vagas, sendo disponibilizado uma cota mensal, se você gostaria de garantir uma vaga, clica no link abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *