Início » Blog » Gestão Estratégica » Tudo sobre Balanço contábil ativo passivo e patrimônio

Tudo sobre Balanço contábil ativo passivo e patrimônio

nov 20, 2021 | 0 Comentários

BALANÇO CONTÁBIL

O balanço contábil é também chamado de balanço patrimonial sendo dividido em 3 macro grupos, as entradas de recursos (Ativos), as saídas de recursos financeiros (Passivos) e a origem do capital investido (Patrimônio Líquido), onde a soma da origem de capital com a saídas de recursos deve ser equivalentes a entrada de capitais.

Acesso rápido ao conteúdo desse artigo

Quais são as fórmulas do balanço contábil

Dentro das entradas temos o ativo circulante (AC) e o ativo não circulante (ANC), já nas saídas é contabilizado os passivos circulante (PC) e não circulante (PNC) e no Patrimônio Líquido  (PL) é contabilizado a origem do capital investido.

·         Fórmula do ativo total

O ativo total é formado pela soma dos Ativos circulantes (AC) com os não circulantes (PNC), dessa forma a formula do ativo total é dada por:

Ativo total = AC + ANC

·         Fórmula do passivo total

O passivo total é formado pela soma dos passivos circulantes (PC) com os não circulantes (PNC), dessa forma a formula do passivo total é dada por:

Passivo total = PC + PNC

·         Fórmula do patrimônio líquido

PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVO TOTAL – PASSIVO TOTAL

·         Fórmula do balanço patrimonial

ATIVO TOTAL = PASSIVO TOTAL + PATRIMÔNIO LÍQUIDO

ou

AC + ANC = PC + PNC + PL

Onde:

AC: Ativo circulante

ANC: Ativo não circulante

PC: Passivo Circulante

PNC: Passivo não Circulante

PL: Patrimônio Líquido Capital Social

A primeira vista todo essas grupos contábeis podem parecer muito complicados, mas fica tranquilo vou explicar o que é, e o que compõem cada um desses itens.

Gostaria de um modelo de balanço contábil totalmente comentado em excel?

Muitos de meus alunos de cursos de planejamento estratégico me pedem um modelo prático de balanço contábil, simplificado e de fácil entendimento, por esse motivo elaborei uma planilha para ajudar nossos amigos administradores e aluno, se você gostaria de ter acesso a essa ferramenta, clica no link abaixo.

O que é Ativo Circulante e os seus tipos no balanço contábil

Os ativos circulantes são as entradas no caixa, que podem ser convertidos em dinheiro em um curto prazo (menos de 12 meses).

Essas entradas de recursos podem ser apropriadas nos seguintes grupos contábeis:

-Disponibilidades
-Aplicações financeiras:
-Valores a receber
-Estoques
-Dívidas de clientes
-Acréscimos e diferimentos
-Créditos de realização a curto prazo.

Se você gostaria de conhecer o que está dentro de cada uma dessa contas, convido a dar uma olhada no post abaixo, nele eu conto tudo sobre ativo circulante.

O que é Ativo não circulante e os seus tipos no balanço contábil

Ativo não circulante se refere aos bens e direitos que são permanentes em uma empresa ou seja são todos os bens e direitos de uma empresa que não podem ser convertidos em capital no curto prazo, essas entradas de recursos podem ser apropriadas nos seguintes grupos contábeis:

Ativo realizável em longo prazo

Ativo permanente Investimentos

Ativo permanente Imobilizado

-Ativo permanente Intangível

O que é Passivo Circulante e seus tipos no balanço contábil

O passivo circulante é aquele exigível a curto prazo. Ou seja, tudo que for essencial para a manutenção das atividades da empresa nos próximos 12 meses, essas saídas de recursos podem ser apropriadas nos seguintes grupos contábeis:

Obrigações Sociais e Trabalhistas

-Fornecedores

-Obrigações fiscais

-Empréstimos e financiamento

-Outros passivos circulantes

Provisões

Se você gostaria de conhecer o que está dentro de cada uma dessa contas, convido a dar uma olhada no post abaixo, nele eu conto tudo sobre passivo circulante

 O que é Passivo não circulante e os seus tipos no balanço contábil

Formado por todas obrigações que a empresa se comprometeu a assumir com seus credores e que possuem prazo de vencimento superior a um ano, essas saídas de recursos podem ser apropriadas nos seguintes grupos contábeis:

• Passivo exigível a longo prazo
• Empréstimos e financiamentos
• Tributos diferidos
• Provisões de longo prazo

Como realizar a gestão do balanço patrimonial para aumentar o resultado financeiro da empresa?

Muitos gestores tem dificuldade em fazer as conexões de como transformar a peça contábil. Balanço Patrimonial, em resultado financeiro real. Por esse motivo criei um curso onde abordo como criamos um plano prático de crescimento empresarial que será registrado pelo balanço patrimonial, aqui não tem pegadinha ou metas frouxas a ideia desse curso é aumentar o resultado contábil da empresa que será registrado em sua contabilidade, é um programa do tipo “pé no chão”, sem promessas “mirabolantes” de resultado imediato, a proposta de nosso programa é colher os frutos do crescimento empresarial no médio prazo e de forma sustentável. Se você se interessou nesse assunto, dá uma olhada no link logo abaixo:

O que é Patrimônio Líquido e seus tipos

É a diferença entre o Ativo e Passivo, correspondendo à riqueza total de um empreendimento. Ou seja, o PL é uma métrica financeira que mostra o quanto de dinheiro aquele empreendimento teria se todos os ativos fossem liquidados e todas as dívidas da empresa fossem quitadas.

Se você gostaria de conhecer o que está dentro de cada uma dessa contas, convido a dar uma olhada no post abaixo, nele eu conto tudo sobre patrimônio líquido.

Gostaria de uma ajudinha para alavancar os resultados contábeis de seu negócio?

Entendemos que muitos líderes não tem tempo para fazer um curso on-line, por esse motivo preparamos um programa de sessão estratégica totalmente gratuito onde nós do instituto ajudamos a gestores a elaborar um plano de crescimento empresarial, tudo de forma gratuita. Porém devido a alta procura por esse programa foi necessário limitar as vagas, sendo disponibilizado uma cota mensal, se você gostaria de garantir uma vaga, clica no link abaixo:

Índice de conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *